Bicentenário da Imigração - 73

Quando se fala em educação do corpo como precondição para a educação holística e harmônica do caráter e do espírito, lembramo-nos imediatamente  da figura de Friedrich Jahn e do seu sistema proposto como instrumento pedagógico a serviço da nação alemã. Entretanto foram elaborados outros sistemas ou filosofias de vida, destinados  a alcançar objetivos específicos. Entre outros destacam-se “Meu Sistema” de  J. P. Müller na Europa e  e o “Daly Dozen” de Walter Kamp na América. E para não prolongar-me demais vou ater-me um pouco  mais à proposta do jesuíta norte americano William Lockington. Na apresentação da edição alemã de  sua proposta lê-se:

O sistema  de Lockington exibe o formato inaciano. Clara nos objetivos, liberdade na escolha dos meios, enquanto é permitido e se trata de meios aceitáveis e persistência no emprego nos meios escolhidos, foi sempre o espírito do herói de Pamplona. É exatamente este o espírito  que perpassa  esse sistema. Mas também é este o espírito que conduz ao sucesso em todos os campos. Fica evidente que, exercícios do corpo de 15 a 20 minutos todos os dias, não podem deixar de penetrar em nossa carne e sangue, não transformam apenas o nosso corpo como também o caráter e não demorará que, sem o percebermos, agiremos também em outras situações conforme os mesmos princípios, que neste particular nos conduziram a um inegável sucesso. Este sistema foi, portanto, concebido pela sua natureza para elevar e temperar as energias do espírito. A relação não permanece apenas no plano externo na medida em que todo e qualquer aprimoramento do corpo implica também no aperfeiçoamento do espírito, mas o direcionamento para a perfeição do espírito é a alma do negocio. (Lockington-Küble, 1925, p. 17-18) Mais adiante continua.

Aquele que é capaz de executar exercícios com certa facilidade e elegância dá prova irrefutável de que se trata de uma personalidade igualmente bem formada e forte. Os  instrumentos são indispensáveis. Requer-se um espírito equilibrado e vontade. Onde há vontade abre-se um caminho. Não é tarefa para autômatos. Para o verdadeiro homem importa em primeiro lugar o objetivo, só depois a estética.

Diariamente passam para o campo inimigo exatamente jovens talhados para ser magníficos soldados de Cristo. Ao irem em busca  de suas potencialidades naturais são simplesmente levados por uma tendência sadia da natureza. Se lhes oferecemos o que de direito procuram, não serão levados a desertar e a perder-se. No processo de educar a formação do corpo e da alma não podem ser claramente diferenciados. Quem possui o  corpo da juventude terá facilmente a sua alma... Onde reina o verdadeiro espírito impõe-se por si próprio a justa medida. (Lockington-Küble, 1925, p. 23)

Na mesma direção vão as considerações de Tonl Sander em sua obra A Educação do Corpo entre a Juventude masculina. 

Exercitar o corpo não significa simplesmente a “arte de movimentar o corpo”. Foi nesta concepção  que Jahn já condenou os exercícios livres. Eram-lhe tão pouco conhecidos como também a Guts-Muths. Aqueles que criaram a educação do corpo na Alemanha e lhe formularam os fundamentos, basearam a sua doutrina tendo como pressuposto o cenário natural como primeiro e principal instrumentos de ginástica. Somente a orientação posterior (Spiess), que sistematizou a arte de exercitar o corpo, julgava que o corpo pudesse ser educado por meio de exercícios livres. Como elementos dos exercícios  sem alma  constavam o abrir as pernas, rodear, flexionar, alongar, etc. alienados de todo e qualquer objetivo dotado de sentido. Não passavam de movimentos sem vida e não como exercícios em função de um todo integrado. A orientação de Spiess foi a responsável que, durante meio século, a ginástica, o Turnen em escolas e sociedades, fosse sufocado por exercícios áridos, sem vida e artificiais. (Sander,  p. 10)

Os professores de Educação Física  Bensch e Fox observaram em seu livro: Como fazer Ginástica (Was wollen wir Turnen?)

É preciso refletir  mais uma vês sobre o conceito de “Exercício do Corpo”. O exercício do corpo acompanhado de sua educação e eficiência, significa a educação do homem como um todo, pois corpo e alma formam uma só realidade e um não é capaz de realizar algo sem a colaboração do outro. 

Por isso temos que afirmar claramente: Tudo aquilo que não visa uma formação maior e o que não torna mais vigoroso ou prejudica, não faz parte dos nossos exercícios corporais! Portanto, fora com os espetáculos, ( ... ), com os aparelhos unilaterais! Adotemos uma aprimoramento abrangente do homem, que contempla tudo: movimentar-se, praticar esportes, jogar, banhar-se, nadar, lutar, competir, caminhar. Não queremos tornar  o homem mais forte, mais veloz, mais resistente, mais versátil, mais sadio, mas mais livre, mais nobre, mais belo. Afinal o que lucramos quando esgotamos as potencialidades no exercício do corpo e nem sequer tocamos na alma? (Bensch, 1930, p. 1)

A mesma opinião sobre os exercícios físicos e a educação do corpo, expressou Arhtur Latterner, na sua obra “Exercícios Físicos para Moças e Mulheres alemãs”. (Deutsches Mädchen=und Frauenturnen).

A educação do corpo, o “Turnen” constitui-se numa tarefa a serviço da educação do homem como indivíduo e do povo como um todo. Num breve resumo é possível  expressar o que queremos alcançar com a educação do corpo, com o “Turnen”. 

Queremos estimular a resistência e a tenacidade.
No que diz respeito ao corpo:
1. Preservar  a alegria natural que homem experimenta pelo exercício do corpo. 
2. Influir positivamente no desenvolvimento do homem, por meio do robustecimento dos órgãos internos mais importantes para a vida (coração e pulmões) – por meio da massa principal do corpo (músculos e ossos) – por meio do disciplinamento dos nervos (capacidade de coordenação).

No que diz respeito à alma: A confiança em si mesmo e a força de vontade, a disposição e a destreza, o discernimento e a tenacidade.

No que diz respeito ao caráter: Favorecer a clareza do espírito e a alegre disposição da alma.

No que diz respeito ao social e nacional: Desenvolver a consciência de grupo e a camaradagem – habituar-se à organização, à subordinação, à pontualidade e à obediência – cultivar e amadurecer o amor à terra natal e à pátria. 

Trata-se de uma convicção totalmente equivocada achar que a  educação do corpo, o “Turnen”, visa somente o robustecimento do corpo. O objetivo do “Turnen” vai além . As características da alma, o cultivo do espírito também fazem parte da educação do corpo. Em outras palavras: com a educação do corpo, com o “Turnen” pretende-se  atingir o homem como um todo, a fim de educa-lo para se tornar um ser humano sadio,  capaz, com disposição e  alegria para viver e desta forma incorporá-lo como membro útil e de valor na sociedade como um todo.  (Bensch – Fox, 1930, p. 8)

Das opiniões acima mencionadas podem-se tirar as seguintes conclusões.

Primeiro. Os exercícios do corpo (Turnen, ginástica, exercícios...), fazem parte de um amplo conceito que compreende todo e qualquer tipo de exercícios e movimentos do corpo. Tanto faz se  se  trata de exercícios em aparelhos, dum trivial andar pela natureza, duma respiração profunda, da participação num acampamento de escoteiros, de nadar, andar de bicicleta. O importante não é o que se faz, onde acontece, que aparelhos são utilizados ou se encontram disponíveis numa academia. Tudo deve acontecer num clima espontâneo, não em meio a uma rotina neorótica, no qual os exercícios em si, a estética, a competição, o número de quilômetros percorridos, a altura e a distância do salto, a resistência ou a velocidade são colocados como objetivo último. 

Segundo. Todos os autores mencionados condenam o recurso à educação do corpo e os respectivos exercícios, com ou sem aparelhos, com a finalidade única de adestrar o físico na pessoa, ignorando ou até negando as implicações existenciais entre corpo e espírito. Para eles a orientação de Spies, responsável pela exagerada tecnificação, pela supervalorização dos resultados musculares dos exercícios, pela programação matemática dos exercícios, pelo exibicionismo que acompanham não poucas competições, pelo sentido político emprestado a muitas delas, quando métodos  e exercícios levam o corpo aos limites extremos de suas potencialidades físicas pondo em risco a sua própria integridade e, pior ainda, quando se lança mão de artificialismos químicos que forçam os ossos  e músculos a dar resultados não previstos no seu potencial natural. Trata-se de uma concepção oposta aos grandes  teóricos  da ginástica, do “Turnen”, como foram Fiedrich Jahn, Guts Muths, Lockington e muitos outros. Contraria também, para não falar em aberração, da compreensão holística do ser humano, que motiva a prática dos exercícios corporais, o “Turnen”, como instrumento pedagógico a serviço da formação da personalidade, do caráter dos praticantes, em função de objetivos mais maiores e mais nobres. 

Terceiro. Os exercícios do corpo, a educação do corpo deve acontecer de acordo com a concepção holística do ser humano, a concepção que o ser humano forma uma realidade existencial una composta pelos dois coprincípios  do corpo e do espírito. Seu corpo, seu caráter, suas manifestações sociais, culturais e religiosas, constituem um “unum” harmônico, conforme o propõe Ludwig von  Bertalanffy na sua obra “Teoria geral dos Sistemas”. De acordo com essa concepção o corpo constitui-se no pressuposto de uma sadia vida do espírito, de um caráter equilibrado, de um relacionamento frutífero com os demais seres humanos e com a natureza em geral e de uma disposição alegre em todas as manifestações da vida. O mesmo já não é possível afirmar de um espírito perturbado, de um ânimo enfermo, de um  convívio social mal sucedido, de uma postura religiosa sombria.

Quarto. A educação do corpo não pode estacionar ao nível dos diversos métodos e exercícios. Em outras palavras. Em nenhuma hipótese é aceitável que o método e os exercícios se transformem na finalidade última da educação do corpo. Devem obrigatoriamente servir  um ideal superior, isto é, a formação do caráter, o desenvolvimento de uma personalidade harmoniosa a serviço da nação como o propõe Friedrich Jahn, a serviço da identidade étnica, como foi proposto em muitas sociedades no sul do Brasil e a serviço da formação do carter como o pede o sistema do jesuíta americano William Lockington. 

Bicentenário da Imigração - 72

A Educação do Corpo – “Turnen”

Os imigrantes alemães ao se estabelecerem no Sul do Brasil, implantaram um paradigma social, cultural, econômico e religioso, até então inédito no País. O Governo Imperial destinou-lhes   grandes áreas de terra cobertas com mata virgem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A demora pela distribuição dos lotes,  promessas não cumpridas por parte de funcionários destacados pelo governo para supervisionar os assentamentos, a ausência de uma  ajuda governamental efetiva, o total desconhecimento do entorno geográfico, social e  cultural, a natureza hostil, a falta de prática no enfrentamento da mata virgem e na sua transformação em terra arável, fizeram a vida dos pioneiros muito dura nas primeiras décadas. Os imigrantes foram entregues à própria sorte e o sucesso ou o fracasso dependiam exclusivamente deles próprios. Haviam partido da Alemanha com a firme determinação de nunca mais retornar e ao mesmo tempo construir uma nova querência na distante e desconhecida terra chamada Brasil. Entretanto não voltaram as costas  para a tradição cultural alemã. Pelo contrário. Foi exatamente desta fonte que  hauriram as energias e a perseverança para enfrentar todas dificuldades no afã de domar a mata virgem brasileira e legar aos filhos e netos um futuro seguro e despreocupado.

Depois que as primeiras dificuldades haviam sido superadas, os primeiros taliões de mata virgem  transformados em terra arável e a primeira colheita amadurecida, as famílias dos pioneiros reunira-se para lançar os fundamentos de um convívio social sadio. Onde dois alemães se encontram, diz o ditado, aí funda-se uma comunidade, uma associação, uma sociedade ou um clube.

Uma comunidade típica de colonos alemães no Sul do Brasil, oferece uma organização  tal  que atenda às preocupações maiores dessa gente. Quer dizer: a preservação do espírito e da prática religiosa, a formação escolar elementar mínima. A igreja, a  escola, o cemitério, a casa de comércio, o salão comunitário, a ferraria, o moinho, a serraria, a sapataria, etc.,  não podiam faltar em lugar nenhum. Ainda hoje igreja e escola significam nas pequenas e grandes comunidades a condição mínima, para se poder falar em uma comunidade. 

Pode-se afirmar que nesse sentido os imigrantes alemães não inventaram nada de novo para sobreviverem e prosperarem em meio ao mundo ambiente desconhecido. Também na velha pátria a igreja e a escola constituíam-se nos instrumentos mais importantes para enfrentar a deterioração e degenerescência cultural e religiosa. O ajustamento às circunstâncias peculiares do sul do Brasil, recorrendo aos mesmos instrumentos pedagógicos, fez com os colonos alemães, católicos e protestantes, fossem  cristãos praticantes e que entre eles se contassem muito poucos analfabetos. 

Uma avaliação semelhante pode ser feita em relação ao esporte, à pratica do “Turnen”, dos exercícios físicos visando a educação do corpo. As décadas de 1850 e 1860 podem ser consideradas como o marco referencial para a consolidação da imigração alemã. No interior floresciam centenas de comunidades, solidamente alicerçadas  sobre suas igrejas, escolas, casas de comércio e artesanatos. Na capital do estado, Porto Alegre, e nas florescentes  cidades do interior, comerciantes, artesãos, técnicos, profissionais liberais, professores, religiosos,.....organizaram as comunidades  alemãs urbanas. Também essas comunidades urbanas católicas, protestantes ou liberais, faziam da preservação da identidade uma das preocupações maiores da atividade comunitária. A par da igreja e da escola serviam-se da vida associativa como instrumento permanente para perpetuar a sua maneira de ser alemã, o tempo que fosse possível, mas adaptando-o paulatinamente às circunstâncias peculiares Brasil. E, como um dos meios mais eficientes ao lado do canto, da música, do teatro, etc., multiplicaram-se  por toda a parte instituições destinadas aos exercícios corporais, ao “Turnen”, à ginástica, enfim à educação e ao disciplinamento do corpo.

A intenção do presente texto consiste em avaliar o papel da educação do corpo como instrumento importante na preservação da identidade. Essa questão assume características peculiares em situações históricas determinadas. Por isso mesmo, ao avaliar a importância dos exercícios físicos regulares,  a ginástica, a educação do corpo, entre os imigrantes alemães  e seus descendentes, é forçoso referenciar a análise às condições ambientais, sociais e culturais específicas da região. Os imigrantes alemães que aí se fixaram, formavam um grupo minoritário em meio à população luso-brasileira original,  aos hispânicos e outros que povoaram a região. Transferiram-se para cá de forma definitiva, sem a intenção, mesmo remota, de algum dia retornarem à terra d origem. Pelas leis do Pais  os filhos e os filhos dos filhos, nasciam como cidadãos brasileiros. O entorno social e cultural, predominantemente luso-brasileiro, somado ao português como língua oficial e a consciência, a cada geração mais nítida, do seu pertencimento à nação brasileira como cidadãos, pos em marcha o processo de inserção dos assim chamados “alemães” no todo da nacionalidade brasileira, não apenas sob o aspecto jurídico como, de modo especial, no plano cultural. Em outras palavras, o “abrasileiramento” no seu sentido  global foi-se impondo progressivamente. Na fase mais característica do processo, entre 1920 e 1940, essa identidade em transição costuma ser definida como “teuto-brasileira” ou “teuto-brasileirismo”. Teutos porque continuavam fiéis aos valores, às tradições e, principalmente,  à língua. Brasileiros porque assumiam conscientemente a condição de cidadãos brasileiros natos com todas as consequências inerentes a essa situação legal. 

Foi a serviço dessa trajetória de inserção na realidade brasileira que os imigrantes e seus descendentes recorreram  a educação do corpo nas sociedades, nos clubes, nas instituições de ensino, como instrumento com duplo objetivo. De um lado havia o empenho em preservar de alguma forma, a herança cultural transmitida pelos antepassados e, neste contexto, a língua ocupava um lugar privilegiado. De outra parte havia também a consciência nítida que não havia como não encontrar caminhos para uma inserção cada vez mais profunda e mais definitiva na nacionalidade brasileira. Nessa  dinâmica a questão de fundo  resumia-se  em encontrar a via mais normal possível para colocar a serviço da nacionalidade em construção todo o potencial contido na tradição cultural. Nesse particular os teuto-brasisleiros costumavam pautar a sua ação como cidadãos de acordo com a seguinte  lógica: A pessoa que renega a sua tradição e por isso mesmo a sua identidade, não passa de um mercenário, dum aventureiro, que vende seus préstimos àquele que. lhe oferece o preço mais alto. Como tal jamais será  um cidadão confiável. Portanto a  fidelidade às tradições constitui-se num pressuposto de  cidadania, numa garantia de patriotismo.     Essa lógica  compreensivelmente não foi entendida e, por isso mesmo, não aceita pelo universo luso-brasieliro em geral.    Por um longo período, principalmente durante as quatro primeiras décadas  do século XX, motivou temores  e suspeitas sobre os reais sentimentos, sobre as verdadeiras intenções e a real posição dos teuto-brasileiros no tocante à cidadania.  

Submetendo a história e a dinâmica do associativismo  entre os teuto-brasileiros   a uma análise um pouco mais profunda, transparece  com mais ou menos evidência o que já foi apontado acima: o cultivo e a preservação dos valores culturais trazidos  como herança, a formação do caráter e  da  personalidade que iriam transformá-lo num cidadão existencialmente comprometido como brasileiro. E os fatos não deixam dúvidas sobre o acerto dessa visão histórico-antropológica dos imigrantes e seus descendentes.    

Na obra comemorativa do primeiro centenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul, intitulada “ Cem Anos de Germanidade no Rio Grande do Sul – 1824-1924 (Hundert Jahre Deutschtum in Rio Grande do Sul – 1824-1924), são enumeradas 324 associações , mais de 300 no Rio Grande do Sul. Entre elas enumeram-se  sociedades de canto, de teatro, de orquestra, de fotógrafos, para fins múltiplos e até clubes para fumantes. Mas o que mais cai em vista  é a alta porcentagem de associações de canto e número ainda maior de associações e de clubes que se destinavam de alguma maneira a exercícios corporais e o bem estar do corpo. São 150 num número total de 352. Diversas modalidades de esportes podem ser encontradas: andar a cavalo, bolão, tiro ao alvo, etc., Sobressaem de modo especial associações e clubes de ginastas (Turnvereine e Turnklubs) e entre eles o mais importante a Federação dos Ginastas, o “Turenrbund”, a SOGIPA. A publicação comemorativa citada mostra resumida e objetivamente a importância dessas associações e clubes para a maneira de ser alemão ou melhor para a maneira de ser teuto-brasieliro.

Não é possível fazer justiça à Federação dos ginastas no âmbito dos breves dados sobre a vida associativa alemã no Rio Grande do Sul. Seria necessário escrever uma extensa monografia, mesmo que fosse apenas para dar uma noção do que essa Associação realizou para o aprimoramento corporal e moral da juventude teuto-brasileira de Porto Alegre, especialmente na condução exemplar do presidente J. Aloys Friederichs. A atuação da Federação de Ginastas é um hino de louvor ao idealismo alemão, à coerência e à persistência na perseguição dos objetivos que se julgam os acertados. Apoiado pelas simpatias e pela sustentação de praticamente  toda a germanidade da capital, a Federação pode ser considerada a Associação profana mais popular e mais profundamente ancorada em extensas camadas, comprovado pelo elevado número de associados. (Amstadt, 1999, p.)

Num pais como o Brasil em cuja formação concorreram e  concorrem ainda hoje, representantes  dos grupos étnicos de alguma fora significativos, a questão da etnicidade ou melhor da identidade étnica assume, a certa altura, um papel  de relevância toda especial. Manifesta-se claramente na fase inicial do encontro de diversas etnias num contexto de imigração. Essa situação encontra-se magistralmente resumida e expressa em moedas norte americanas: “ex pluribus unum – “de muitos povos origina-se um”. A expressão poderia  constar sem retoques e com o sentido exatamente idêntico, em moedas brasileiras, pois o afluxo imigratório nos dois países foi alimentado por uma heterogeneidade étnica muito parecida.

A gênese  das nações oriundas de raízes étnicas múltiplas começa com a predominância do aspecto “pluribus”. Por uma ou duas gerações, dependendo das circunstâncias geográficas somadas ao entorno social e cultural em que o imigrante foi colocado, além das leis que regem cada caso e disciplinam a imigração, observa-se a tendência de os diversos grupos étnicos desenvolverem mecanismos de defesa para sobreviverem  às dificuldades iniciais. Entre esses mecanismos de defesa o agrupamento por etnias, a preservação dos valores culturais e, principalmente, da língua desempenham um papel fundamental. Em princípio esse fenômeno não tem nada a ver com um enquistamento intencional e muito menos com a resistência a uma inserção comprometida na nacionalidade  a que os imigrantes passam a pertencer para o futuro. No momento em que esse tipo de fatos se verificarem, devem ser creditados a causas alheias ao fato em si da imigração. Tomando o exemplo dos  imigrantes  alemães, a relativa demora e  lentidão  que caracterizou a sua inserção definitiva no todo da nacionalidade   brasileira, ou como se costumava dizer, nos eu “abrasileiramento”, tem a sua explicação  em várias razões peculiares dessa imigração no decurso do século XIX principalmente. As terras a ela designadas eram formadas por um complexo de matas virgens no centro, no noroeste e norte do Estado do Rio Grande do Sul, enfaixadas no centro sul e no nordeste pelos campos naturais, configurava um eficiente isolamento geográfico. O regime da pequena propriedade familiar, voltada para a policultura de subsistência implantado na região, distanciava os imigrantes ainda mais dos luso-brasileiros, donos das vastas estâncias de criação extensiva de gado. Não havia como trocar experiências entre os dois modelos agrários e se houvesse não tinham como, pois se tratava de  duas tradições muito diferentes que se valiam de línguas  muito distantes entre si. O resultado não podia ser outro. Em linhas gerais os imigrantes  organizaram suas comunidades inspiradas no modelo que haviam deixado nas diversas regiões da Alemanha de onde procediam. Fizeram-nas funcionar de acordo com as tradições e costumes que haviam trazido e fizeram do dialeto de cada grupo em particular a sua língua de comunicação quotidiana. A impotência ou o desinteresse do Estado pela educação, fez com eles próprios se encarregassem do ensino e da educação dos filhos, construindo escolas, contratando professores, determinando conteúdos programáticos, implantando uma filosofia pedagógica própria e zelando pelo aprimoramento e a ampliação da oferta. Além desses fatores a distância física das instâncias do poder, principalmente o imperial nas primeiras décadas e, a partir de 1889, as republicanas no Rio de Janeiro, fez com que as comunidades de imigrantes no extremo sul do Pais se consolidassem e multiplicassem como que à margem do Brasil oficial. A não existência de leis específicas  que dispusessem sobre o disciplinamento da inserção do imigrante como, por ex., a obrigação de os nascidos aqui aprenderem o português, reforça a explicação da lentidão do processo.

Pode-se afirmar  sem maior risco de errar que o “Turnerbund”, a Federação dos Ginastas foi o protótipo  da educação, da formação do caráter, da maneira ser teuto-brasileira, no sentido mais amplo do termo. Neste sentido quero destacar o seguinte na Federação dos Ginastas.

Em primeiro lugar impõe-se  o fato de que a ginástica, o “Turnen”,  a educação física, o aprimoramento físico do corpo, por meio  dos mais diversos exercícios, perseguia um objetivo bem mais elevado e mais amplo do que a mera saúde  e  bem estar corporal. Toda essa atividade fundamentava-se  na filosofia de que um corpo sadio e harmonicamente desenvolvido se constitui no pressuposto para o cultivo do idealismo alemão, da coerência e da persistência na perseguição dos objetivos que se julgam acertados. 

Em segundo lugar, a resposta  correta do que se entende como objetivo, foi dada por Friedrich Ludwig Jahn, o pai da educação do corpo, do “Turnen” no seu  sentido original. O desenvolvimento harmonioso e a saúde corporal, “mens sana in corpore sano” – “uma mente sadia num corpo sadio”, serve como instrumento na edificação da nação. Esse objetivo é alcançado por meio de um esforço sistemático, permanente, persistente, na busca  de uma formação completa, de um aprendizado sólido, de um esforço permanente, e de não se deixar desencaminhar por nenhuma tentação e não entregar-se a diversões nocivas à virtude. 

 Em terceiro lugar, a  formação do corpo ao lado dos demais recursos da educação, é colocada como finalidade maior a serviço da formação ética e moral da pessoa, para desta maneira servir de pressuposto para uma sólida  e harmoniosa edificação da nação. Uma pessoa destituída de moral, de ética não é confiável. Assemelha-se a um legionário estrangeiro que vende seus préstimos de aventureiro para aquele que lhe paga o maior preço. 

Quarto. “Turnen”, ginástica, exercícios corporais em todos as suas modalidades, perseguem uma compreensão holística da pessoa, isto é, a disciplina corporal, a postura ética e moral sólida e coerente, devem servir como fundamento inabalável e duradouro para o Estado e a Nação.

Bicentenário da Imigração - 71

Assistência às parturientes.

Além da epedimia da varíola e dos seguidos surtos de tifo, uma outra questão relacionada com a saúde foi motivo de permanente preocupação. Vinha à tona quando da aproximação da data do nascimento de crianças na colônia. Falamos da assistência às paurientes. Complicações direta ou indiretamente relacionados com o parto contaram entre as principais causas  de óbitos de mulheres jovens.

Na sua tese de doutorado publicada na Alemanha com o título “Deutsche Auswanderinnen in Brasilien”, Giesela B. Lermen, começa a sua avaliação sobre a presença da mulher na imigração alemã, com a seguinte constatação: “A mortalidade materna em consequência do parto, é um dos capítulos mais obscuros da história da colônia”.

Não resta dúvida que nos encontramos frente a uma tema, de lado comum em todas as comunidades coloniais e, do outro, um dos menos comentados. De qualquer forma não é difícil formar-se uma ideia da exxtensção e profundidade do problema. Basta tornar conscientes as circunstâncias reinantes no meio colonial durante todo o século XIX e os primeiros anos do século XX, no que se refere à assistência às parturientes. Começa por ai que não havia nem médicos nem hospitais a quem recorrer. No que se relacionava com recursos em casos de doenças  e os problemas surgidos por ocasião de muitos partos, os colonos esetavam entregues à própria sorte. Com isso a mortalidade de mulheres jovens chegou a níveis preocupantes. A autora refere um levantamento feito pelo “Deutsches Volksblatt” em 1908 sobre a expectativa de vida  na colônia. Serviram como base os registros de óbitos da paróquia de São José do Hortêncio entre 1868 e 1908. Os números falam por si mesmos. Dos falecidos entre os 30 e 50 anos de idade, constavam 21 homens e 51 mulheres. O jornal fez o dado acompanhado da observação: “Certamente uma prova cabal da importância da questão das parteiras para a colônia e a urgência para encontrar uma solução para esse problema”.

Os alarmantes ados sobre a mortalidade em função da deficiente assistência às parturientes, reclamava por ações e iniciativas eficientes de duradouras. O Drd. Gabriel Schlatter que conhecia muito bem a sitação da assistência médica na colônia, manifestou-se da seguinte forma sobre o problema, na sétima Assembleia Geral da Associação dos Agricultores do Rio Grande do Sul, realizada em Estrela em 1907:

Posso assegurar-lhes que aqui na colônia alemã no Rio Grande do sul, centenas de colonas morrrem em consequência da assistência defeituosa durante o parato ou elas adoecem pouco temo depois, muitas delas morrem e muitas que, em aso favorável, melhoram parcialmente, continuam a vida toda com aquela sequela. Pois mal passa uma semana, na qual um ou outro dos nossos jornais alemães não traz a participação de luto de que uma mulher e mãe faleceu no apogeu da vida, em consequência de um parto. (citado por G.B. Lermen, 2006, p. 236)

Da fala do Dr. Schlatter resultou um acalorado debate do qual participaram os padres Amstad e Gasper e o pastor Gans. Concluíram que a situação era tão grave que exigia uma ação séria e urgente permanente e a longo prazo.Na proposta estava implícito o propósito  de, de alguma maneira treinar aprteiras para socorrer as parturientes nas comunidades coloniais. Na, entretanto, quela assesmbleia geral não foi proposta nenhuma resolução cdoncreta nesse sentido.  A adoção de uma solução aconteceu no ano seguinte na Assembleia Geral em Santa Cruz do Sul. Por decisão da garnde maioria foi aprovada a criação e uma instituição de treinamento de parteiras fora de Porto Alegre. A decisão apoiou-se na lógica e que a quase totalidade das candidatas procedia do interior colonial e sua atividade seria desenvolvida naqule meio. A escolha do local recaiu sobre a cidade de Estrela pelo fato de o Dr. Schlatter já manter um curso de treinamento junto ao seu consultório convencional. Bastava ampliá-lo.equipá-lo melhor e franquá-lo a candidatas procedentes de toda a região colonial. Infelizmente o curso de treinamente de aprteiras foi foi uma das primeiras iniciativas da Asssociação Riograndense de Agricultores, vítima quando essa Associação foi transformada em Sindicato no ano seguinte. Por decisão unilateral do Sindidcato de Santa  Cruz do Sul, o curso foi transferido para Porto Alegre com a alegação dos benefícios que poderia auferir com a proximidade da Faculdade de Medicina. A decisão implicou na mudança da própria natureza do curso e teve como consequência o afastamento do Ddr. Schlatter e frustrada a intenção de formar especificamente para o meio colônia profissionais procedenes daquele contexto e conhecedoras das características humanos do seu campo de trabalho. Giesla Lermen comentou a situação em foco: 

Apesar da situação assustadora pintada pelo Dr. Schlatter e amaprada nas estatísticas, sobre o estado das coisas relativo ao atendimento às parturientes durante o século XIX na colônia, a presença de parteiras e sua atuação provam igualmente que exercerama profissão  com prontidão e eficiência e cônscias da sua responsabilidade, gozando do reconhecimento da população da colônia. A memória delas foi perpetuada em anúncios fúnebres escsritos por maridos, filhos, noras e genros, assim como em manifestações de gratidão por parte de maridos pelos atendimentos dado às esposas (Lermen, G., 2006, p. 236).

A presença dessas parteiras, sua impotância para a colônia e sua dedicação à causa, foram objeto de referência, de manifestações de reconhecimento e gratidão, resgistrados em almanaques, jornais, periódicos e nas reuniões, associações e congressos. Os nomes de figuras emblemáticas de parteiras no final do século XIX e começos do XX já foram mencionados mais acima ao falamos da Mulher na Germanidade no capítulo sobre a “Gênese da Geramindade

Convém não esquecer que, apesar da dedicação das parteiras, a falta generalizada de médicos, deixava uma grave lacuna na assistência às paturientes. Em situações mais graves como complicações devido a infecções, necessidade de cesariana e outras, a ausência de édicos cobrava  preços muito altos, em não poucaos casos a própria vida da mulher e ou da criança.

Põe-se a essa altura a pergunta: E quem foram essas mulheres parteiras, qual o seu perfil humano e profissional. Para começar a quases totalidade  eram mulheres comuns, casadas com colonos, mães de famílias numerosas, donas de casa, agricultoras nos intervalos em que não se encontravam em missão de atendimento a alguma parturiente. Apropriavam-se dos conhecimentos e das práticas junto a uma profissional experimentada. Mais raros erm os casos em que as aspirantes à profissão passavam por um estágio em algum hospital em Porto Alegre. Em todo o caso todas as parteiras daquela geração dedicavam à profissão como uma autêntica missão, alimentada na solidariedade para com as mães, suas famílias e do compromisso das novas gerações. Por isso mesmo, gozavam do respeito e da simpatia geral. Em contrapartida respindiam com uma discrição à toda prova e um respeito profundo para com as pacientes. Eram personalidades conhecidas e respeitadas como era o padre, o professor. Costumavam ser apelidadas de “Tia-Cegonha – Storchentante”.

Por fom permito-me prestar uma homenagem especial às diaconisas, as “Schwester” e 
as irmãs de caridadae que, por dezenas de anos fizeram com que os hospitais, sanatórios e instituições do gênero, fossem de fato ambientes onde os enfermos e familiares, encotrassem um atendimento digno. Elas, religosoas de ambas as confissões, marcaram sua presença, entre 1900 e 1950, e mais tarde ainda, em dezenas de hospitais, grandes e pequenos, espalhados pelo sul do Brasil. No Moinhos de Vento, nos hospitais de Montenegro, Sinimbu, Panambi, Não me Toque, Taquara e outros atuaram as “Schwester”, as diaconisas. Na Santa Casa de Misericórdia, No Benificência Portuguesa, No Mãe de Deus, no Centenário em São Leopoldo, no Regina em Novo Hamburgo, no Sagrada Família em São Sebastião do Caí, no Pompeia em Caxias do sil e dezenas de outros hospitais menores, marcaram presença as irmãs de caridade de diversas congregações católicas. Ouso afirmar que o nível desses hospitais foi conquistado pela competência, o comprometimento, a dedicação e, porque não deixa-lo claro, pelo amor ao próximo que alimentava essas religiosas de ambas as confissões. O Moinhos de Vento, o Regina, o Mãe de Deus e tantos outros, não teriam a  fama de que hoje gozam, se não tivessem nascido, crescido e se sconsolidade nas mãos dessas religiosas de ambas as confissões. Acima da competência profissional e administrativa zelavam por um comportamento ético rigoroso e o respeito aos pacientes regia o quotidiano dos hospitais e marcava limites para médicos e demais profissionais da saúde.

“O arrumador de ossos – o Knochenflicker”
Outra figura emblemática que circulava pelo meio colônia, ainda até meados do século XX, era o “Knochenflicker – o arrumador de ossos”.

O trabalho pesado na roça, o derrubar mato, o andar a cavalo e outras tarefas do quotidiano, vinham acompanhadas  do risco permanente de fraturas nos braços ou nas pernas. Recorrer a um traumologista, se é que o havia, estava fora de cogitação. O problema costumava ser resolvido por práticos em recolocar ossos fraturados no lugar e imobilizar o braço ou a perna com talas para evitar que o osso se desloasse ou soldasse mal. Um homem ou, comenos frequência uma mulher, costumava socorrer os acidentados de uma ou mais comunidades vizinhas. Davam conta do trabalho com presteza e acustos perfeitamente suportáveis pelos colonos. Não poucas vezes contentavam-se com alguma remuneração em dinheiro, algum gênero alimentício ou até um simples “obrigado”. Colocavam os ossos no lugar valendo-se apenas do tato, imobilizavam o membro com sarrafos, tabuinhas, ou a base seca da folha da taquara, com tamanha habilidade que não se percesbia sequelas posteriores. Costumavam valer-se da cachaça com mestruço para amortecer a dor. Um representante típico de “arrumador de osso” foi o “tio” Anton Hoff, um solteirão que atendia a região de Bom Princípio e Tupandi. Tinha o hábito de tomar uns bons tragos durante a manipulação e feito o trabalho costumava pernoitar na casa do acidentado. Seu trabalho costumava ser tão perfeito que dificilmente ficava uma sequela e não se percebia que o braço ou a perna fora farturada. Assim como ele profissionais práticos circulavam em todas as regiões de colonização alemã, italiana, polonesa e outras. Em escala mais modesta faziam parte do cenário da época ao lado das parteiras.

A situação começou modificar-se lentamente, e para melhor, com o desesnvolvimento urbano, a partir da segunda metade do século XIX. Médicos diplomados foram abrindo cada vaez mais consultórios em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e outras cidade, oferecendo um atendimento qualificado nas Santas Casas e nos hospitais que foram surgindo. Médicos igualmente diplomados instalaram consultórios até em localidades mais remotas, arredando para o lado charalatães, os assim chamados “médicos práticos”, farmacêuticos e até contínuos de farmácia, fazendo-se de médicos.

Ao mesmo tempo multiplicaram-se as famácias, laboratórios de manipulação e nos jornais e almanaques multiplicaram-se  os anúncios oferecendo medicamentos para atender às necessidades mais comuns do dia a dia. Mas essa questão mereceria um capítulo à parte.

Reminiscências do Pe. Max von Lassberg




A apresentação ao público leitor das “Reminiscências” – no original: “Allerlei aus meinem Leben”, do Pe. Max von Lassberg, constitui-se, antes de mais nada, numa dívida de gratidão para com esse jesuíta filho da nobreza Bávara, que foi um autêntico “herói civilizador” de Cerro Largo e arredores, na província de Missiones na Argentina e no oeste de Santa catarina. No livro já mencionado “Um Sonho e uma Realidade” destacamos os nomes de alguns jesuítas que deram o melhor de si para implantar o “Projeto Educacional” que teve o seu ponto alto mais emblemático com a Unisinos. 

Paralelamente aos “pais fundadores” e consolidadores do projeto educacional, desembarcaram, em considerável número, jesuítas de extraordinária visão dos problemas religiosos e pastorais que não afetavam somente os imigrantes alemães e seus descendentes, como toda sociedade em formação no sul do país. No início a grande maioria dedicou-se sem alarde, quase no anonimato, à pastoral  nas comunidades coloniais. Seus nomes e seus restos mortais aguardam a ressurreição no cemitério da Ordem em São Leopoldo.

Em meio a essa “velha guarda” sobressaem alguns personagens que se destacaram na implantação e concretização de ambiciosos projetos de desenvolvimento e promoção humana entre 1900 e 1940. Em homenagem à sua dedicação e seus comprometimentos para o bem estar e o progresso do universo colonial, passaram para a história com os “patres collonorum – pais dos colonos”. Os nomes de não poucos permanecem na memória do povo colonial, mesmo daqueles que já não os conheceram pessoalmente: Fintan Bärlocher, Franz Murmann, Wilhelm Dörlemann, Mathias Pfluger, Jacob Fäh, Franz Schleipen, Eugen Seinhart, Johannes Hann, Julius Hornung e uma série de outros. Nesse contexto destacaram-se três personalidades, cada qual um original, sob muitos aspetos caracteres opostos, que batalharam de mãos dadas nos grandes projetos de desenvolvimento econômico e promoção  humana. Falamos do suíço Theodor Amstad, que desembarcou no Rio Grande do Sul em 1884 e faleceu em São Leopoldo em 1938, do tirolês austríaco Johannes Rick vindo em 1902 e falecido em Salvador do Sul em 1946. Soma-se a esses dois o bávaro Max von Lassberg cuja atividade estendeu-se de 1888 a 1944. 

Theodor Amstad  concebeu e idealizou os grandes projetos de promoção humana e os pôs em maracha. Johannes Rick com seu gênio indômito e implacável removeu os piores obstáculos que ameaçavam esses projetos. Max von Lassberg deixou nos locais por ele atendidos a memória do pastor de almas incansável disposto a dar tudo de si, mesmo que fosse a vida, pelo seu amado povo colonial. Lassberg dedicou os primeiros anos da sua atividade apostólica no Rio Grande do Sul à cura de almas nas paróquias mais antigas da região do Caí e Sinos, com destaque para Dois Irmãos e Santo Inácio da Feliz.

Com a  publicação em português das “Reminiscências – Allerlei aus meinem Leben”, pretende-se prestar uma merecida homenagem a Max von Lassberg que marcou como fero em brasa a vida colonial do final do século XIX e a primeira do século XXX. Percorrendo as páginas das “Reminiscências” fica difícil acreditar que  um homem, desde jovem lutando com problemas de saúde, fosse capaz de acompanhar o ritmo exigido pelas obrigações pastorais da época. El mesmo conta  como foi obrigado a interromper por vezes os estudos, por causa de um mal crônico que se manifestava através de persistentes dores de cabeça.  Por essa razão sua formação acadêmica parece apenas ter sido a exigida para atender as comunidades coloniais. Não encontramos em seu currículo nada que o compare com o brilho acadêmico de um Schupp,  Teschauer, Hafkemeyer e não poucos outros jesuítas da “velha guarda, inclusive seu irmão Josepf, doutor em Direito Canônico pela universidade Gregoriana, que também dedicou a vida à pastoral entre as comunidades coloniais alemãs, italianas e polonesas no rio Grande do Sul.

Max von Lassberg foi um gigante no cumprimento rigoroso da missão que lhe fora confiada, no quotidiano monótono e repetitivo de pastor de almas, nas intermináveis cavalgadas por todas as regiões de colonização alemã e italiana. Celebrar missas, batizar, ouvir confissões, assistir aos moribundos, presidir matrimônios, sepultar defuntos. Foi assim o seu dia a dia que começava antes do clarear e não poucas vezes emendava com a noite do dia seguinte, sem nunca ter certeza do quando descansar. Nas “Reminiscências” Lassberg nos brinda  com uma pálida  ideia do que significava esse cotidiano de cavalgadas intermináveis durante horas, dias e semanas por estradas quase intransitáveis ou por perigosas trilhas na mata, o sol castigando no verão, o frio congelando no inverno com os intermináveis dias de chuva comprometendo a saúde. Nem pensar numa hesitação, quando se tratava de atender prontamente o chamado para confortar um moribundo, mesmo que fosse numa noite de tempestade, numa madrugada fria e chuvosa, ou que fosse preciso cruzar um rio ou arroio transbordado. Durante 56 anos o Pe. Lassberg submeteu-se a esse ritmo frenético e desgastante, deixando algum momento de descanso para o intervalo dos compromissos pastorais. Montado em seu cavalo  percorreu  grande parte do Rio Grande Sul, oeste de Santa Catarina e Missiones no norte da Argentina. Como se fosse a coisa mais normal do mundo, ele próprio registrou, suas andanças apostólicas por todos os recantos de rio dos Sinos e do Caí. Com a maior simplicidade descreve duas ou mais dessas viagens, sempre no lombo de um cavalo, de Florianópolis a Lages e uma de Curitiba, Lages, Florianópolis, Porto Alegre. Percorreu os recém fundados núcleos coloniais da Serra: Ijuí, Cruz alta, Passo Fundo e Erechim. Nas “Reminiscências” descreve uma série de vivências nos muitos assentamentos novos que se multiplicavam no interior desses municípios. Além de experiências pastorais propriamente ditas, oferece preciosas informações sobre as condições em que esses empreendimentos foram concretizados. O isolamento na mata virgem expunha os pioneiros a todo tipo de doenças e privações físicas, mentais e espirituais. Havia uma aguda deficiência de atendimento médico, de remédios, de assistência pastoral. Em muitos casos faltava tudo até o mais essencial em alimentação, vestuário e moradia. As colonizações da Serra serviram também de cenário a um outro fenômeno menos presente na antiga região colonial. As frentes pioneiras de descendentes de alemães entraram em contato com os descendentes de italianos, poloneses  que avançavam pelo planalto e com os assim chamados caboclos, remanescentes dos bandeirantes, mestiços de lusos, índios e missioneiros.

As “Reminiscências”, além de constituir-se  num documento único das práticas pastorais naquelas regiões, representam  uma rica fonte de informações sobre outras questões relevantes, sobre dados  etnográficos e etnológicos envolvendo questões que informam como aconteceram os encontros de etnias imigratórias mais recentes. Ao mesmo tempo mostra  o perfil das políticas  e modelos de colonização, tanto públicas quanto privadas, sobre a estrutura fundiária, organização e funcionamento das comunidades, organizações de autodefesa, produção, comércio, circulação de pessoas e mercadorias. Tudo isso não do ponto de vista de alguém que avalia  de fora como o historiador, o economista, o sociólogo, o antropólogo, etc. munidos com seus instrumentos de pesquisa  e referenciais teóricos. Os apontamentos foram escritos por alguém que percorreu por cinco décadas as regiões já mencionadas no lombo de um cavalo, enfrentando todos os imprevistos inerentes à situação histórica. Foram escritos por alguém cumprindo com dedicação total uma missão, alimentando-se do quase nada disponível, arriscando a vida ao atravessar rios e arroios transbordados, passando dias e noites encharcado, dormindo em barracos miseráveis ou simplesmente ao relento na beira de uma estrada ou trilha na floresta.   



Bicentenário da Imigração - 70

Práticas de Medicina

Falar em saúde ou na sua antípoda a doença nos primeiros cem anos da imigração alemã no sul do Brasil, significa tocar num assunto que deixava as pessoas e as comunidades em constante sobressalto. É verdade que os imigrantes trouxeram hábitos de higiene e alimentação razoáveis que, aliados a   uma formação média de bom nível,  fizeram com que a mortalidade infantil fosse relativamente baixa e as condições de saúde de crianças e  adultos aceitável em situações normais. A questão assumia outras proporções mais sérias nos casos de doenças e acidentes de trabalho mais graves. Tornava-se dramática nos períodos de epidemias de tifo, cólera, varíola, que exigiam a intervenção de médicos ou pelo menos pessoas com conhecimentos mais avançados de medicina. O Pe. Ambros Schupp caracterizou assim o estado das coisas com a saúde nos primeiros tempos da imigração, na sua obra: “A Missão dos Jesuítas Alemães no Rio Grande do Sul”:

A situação na colônia no que diz respeito a doenças foi durante muito tempo lamentável. Na colônia praticamente não havia médicos e, por isso mesmo, tanto mais charlatães. Mandar vir um médico da cidade significava na prática sacrificar uma fortuna e nem então se tinha certeza que de fato se tratava de um médico pois, muitos que se apresentavam como médicos e doutores, na verdade não passavam de contínuos de farmácia, auxiliares de hospitais ou pessoas do gênero. (Schupp. 2004, p. 204-205)

Consideradas essas circunstâncias fica relativamente fácil deduzir os recursos disponíveis para socorrer os colonos nas suas enfermidades. Naquelas  rotineiras como gripes, resfriados, febres ou ferimentos superficiais, o povo recorria aos remédios caseiros de chás, compressas, água com sal, infusões à base de aguardente, etc. Não raro procuravam-se  charlatães ou algum pseudo médico que por acaso estivesse ao alcance. Em doenças mais graves e ou ferimentos mais sérios  a única saída consistia em entregar a questão  nas mãos de Deus e rezar. Pode-se afirmar que esta era na verdade a situação na grande maioria das comunidades coloniais nas primeiras gerações da imigração. 

Diante dessa penúria em relação à assistência relacionada com a saúde e às doenças, tanto pastores protestantes como sacerdotes católicos costumavam prestar,  ao lado da assistência pastoral propriamente dita, também algum socorro no plano da saúde. O Pe.  Schupp ao referir-se a esta questão deixou registrada a atuação dos padres Lipinski, Blees e Pfluger. 

Já o Pe. Lipinski dispunha de sua farmácia homeopática e, mesmo que suas  doses ínfimas não produzissem grandes efeitos, contribuíam para elevar a confiança dos pacientes e aliviar o seu sofrimento. Os doentes não se esqueciam dos seus préstimos e ainda muito tempo mais tarde lembravam-se dele com grata recordação.

Mais tarde o Pe. Blees  conquistou, por assim dizer,  fama de médico com suas curas, a ponto de muitos colonos vindos de mais longe procurarem seus conselhos e sua ajuda. Nas suas excursões levava sempre três coisas: sua farmácia homeopática, seu bom humor e seu consolo cristão. As três faziam dele um hóspede  bem-vindo em toda a parte. (Schupp, 2004, p. 205) 

A medicina pastoral era praticada por muitos outros sacerdotes que, ao lado da atividade religiosa, costumavam prestar também esse serviço de solidariedade e caridade. Além das práticas homeopáticas como chás, infusões e outras formas, popularizou-se na segunda metade do século dezenove, o método Kneipp da cura pela água. Seu maior divulgador foi o Pe. Mathias Pfluger, pároco de São Salvador, hoje Tupandi. Ele tinha sido colega de seminário de Kneipp e atribuiu à aplicação do seu método sua cura quase milagrosa:

Quando nós dois estudávamos juntos no seminário, fui acometido de tifo, levando-me à beira do túmulo. Kneipp, porém, dizia com certeza intuitiva: Confia em mim, eu te curo. E como segundo os médicos não tinha mais nada a perder, submeti-me à sua cura, que Kneipp, porém, aplicou em segredo, mas com tanto êxito que os médicos se mostraram estupefatos. (citado por Schupp, 2002, p. 205).

A recuperação do Pe. Pfluger foi tão completa quanto duradoura. Ordenou-se sacerdote, entrou depois na Companhia de Jesus, foi mandado para a Missão do Sul do Brasil, fundou e organizou a paróquia de São Salvador, onde faleceu em 1905 aos 77 anos de idade. Entende-se assim que ele difundisse esse método entre os próprios paroquianos e os das paróquias vizinhas. Devido à popularidade que conquistou esse método, ele merece alguns comentários.

Na introdução da sua obra “A Cura pela Água” o pároco Kneipp detalhou as bases sobre as quais se apoiava  o seu método. Em primeiro lugar o “o corpo humano é uma obra prima saída das mãos de Deus. Cada pecinha ajusta-se à maior e todas elas no seu conjunto formam um todo harmônico”. A perturbação da harmonia chama-se doença. Todas as enfermidades, chamem-se como02
 se quiser, têm a sua origem no sangue ou melhor na perturbação do sangue, tanto na circulação quanto na composição, por líquidos  deteriorados. A cura se dá pela eliminação dos ingredientes perturbadores do sangue que são as doenças. Essa eliminação se dá por meio da “cura pela água”. A água age de três maneiras: separa os agentes tóxicos do sangue, elimina-os e fortifica o organismo debilitado. Kneipp afirmava que todas as doenças curáveis tem cura pelo método que ele criou, por agirem na raiz da própria enfermidade: separando os agentes tóxicos, eliminando-os, restabelecendo a circulação normal e, finalmente, temperando e fortificando o organismo.

O método Kneipp da “Cura pela Água” gozou de uma aceitação impressionante na Europa e em outras partes do mundo, nas décadas finais do século XIX.  Para se ter uma ideia, entre 1886 e 1893 houve 44 edições do seu manual. Não é aqui nem o lugar nem a ocasião para entrar no mérito terapêutico do método. Em todo o caso a sua popularização pelo Pe. Pfluger ainda repercute em comunidades por ele atendidas no atual município de Tupandi e arredores, onde a aplicação de práticas do método Kneipp ainda hoje podem ser observadas. 

O método Kneipp divulgado pelo Pe. Pfluger e os tratamentos por meios homeopáticos de todo o tipo de enfermidade foram diminuindo na medida em que médicos formados se foram instalando na região colonial. O Pe. Schupp informa que, a partir daí,  os superiores proibiram aos padres que cuidavam daquelas paróquias as farmácias homeopáticas e a função de médicos. 

Referimo-nos até aqui às práticas de saúde entre os colonos alemães católicos, normalmente por conta de padres encarregados da pastoral. Do lado dos evangélicos a assistência aos colonos, apresentava características muito semelhantes. Parece que entre eles a presença de profissionais da saúde leigos aconteceu mais cedo do que entre os católicos. Até um médico o dr. Carl Gottfried von Ende, encontrava-se entre as primeiras levas. Mas uma assistência mais permanente ficou a cargo de pastores a serviço das diversas comunidades. Se entre os católicos sobressaíram  os padres Lipinski, Blees e Pfluger, entre os  protestantes o pastor Peters é a personalidade mais emblemática. Nascido em 1842 veio ao Brasil em 1871 e seu campo de trabalho veio a ser o Forromeco com as  quatro comunidades: Forromeco, Feliz, Francesa, Porto dos Guimarães (São Sebastião do Caí). Não vem ao caso aqui as enormes dificuldades que no começo tornaram sua atividade pastoral extremamente difícil. Um dos fatores que finalmente lhe conquistou a confiança e o apreço, foram suas habilidades no tratamento das doenças mais comuns do quotidiano da colônia. Como estudante no Seminário de Barmen atuara como enfermeiro voluntário durante uma epidemia de cólera, familiarizando-se com os procedimentos mais essenciais de enfermagem, o que lhe seria muito útil no contato com os problemas de saúde dos colonos a ele confiados.  A prática adquirida cuidando de afetados pela cólera, somada ao aprofundamento dos conhecimentos relativos a doenças, doentes e respectivos tratamentos, o Pastor Peters aliou cuidado pela saúde da alma ao bem estar  do corpo. O êxito nos dois planos conquistou-lhe, por fim, admiração e a veneração dos fieis. 

Para tanto, muito contribuiu o fato de prestar assistência  médica a todos os doentes e, tanto em virtude do dom natural para essa profissão, quanto através de uma prática que sempre mais se ampliava, tornou-se capaz  de realizar grandes coisas. Não só prescrevia medicamentos, como também realizava operações. E é maravilhoso que não tenha falhado em nenhuma das muitas, por vezes complicadas operações  ou que alguma delas  tenha tido fim trágico. A fama dos seus conhecimentos médicos e de sua destreza, em breve, ultrapassaram os limites de suas comunidades. Foi visitado, consultado, buscado, e seu trabalho se multiplicou de maneira tal que o cansava e desgastava. (Os Dois Vizinhos e outros textos, 1997, p. 193)

É claro que a prática médica lhe aplainou o caminho em muitas dificuldades. Jamais estive  no Forromeco sem que de fato muitas pessoas, em busca de socorro, viessem à casa  pastoral, e Peters não conseguia andar a cavalo, em sua comunidade e fora dela, sem que fosse consultado por doentes. A procura e a confiança nele eram muito grandes e deve-se dizer que tinha um tino admirável para descobrir a causa dos sofrimentos e grande segurança ao operar. Era um “médico por graça de Deus”, como bem foi dito, e como tal foi benfeitor de milhares. ( ... ) Como fosse consciencioso, de modo algum quis assumir o papel de “charlatão”. Por isso reiniciou seus estudos de medicina, iniciados em Barmen. Em breve, podia-se encontrar em sua biblioteca as mais recentes e melhores obras da área de terapêutica; sua biblioteca tornava-se, ano após ano, mais completa e seus instrumentos eram tão diversificados que um médico urbano ocupadíssimo, certamente não teria necessitado de mais. (Os dois Vizinhos e outros textos, 1997, p. 201). 

Deixando de lado o charlatanismo desde o começo presente no meio colonial, o Pastor Peters e em escala menos visível os padres jesuítas antes mencionados, foram os protótipos do médico  prático. No caso de Peters falou-se em “médico por graça de Deus”. Comumente a referência a estes é de médicos que  “praticando” tornaram-se profissionais. Eles podem ser encontrados, até 1930, em não poucas comunidades coloniais pelo sul do Brasil, prestando serviços de alto valor. Não há necessidade de insistir que, também  a partir da segunda metade do século XIX médicos formados em escolas de medicina na Alemanha, emigraram para o Brasil. A grande maioria, porém, estabeleceu-se nos centros maiores para atender às  comunidades urbanas de imigrantes assim como a população em geral.  

Classificamos as doenças de que nos ocupamos até aqui como aquelas rotineiras: gripes, resfriados, infecções das vias respiratórias e outras mais, relacionadas normalmente à mudanças na rotina climática ou acidentes mais leves como fratura de braços ou pernas, cortes superficiais, etc. A  situação tornava-se bem mais complicada quando enfermidades mais graves como pneumonia, pleurisia, apendicite, surtos de tifo, varíola, mordida de cães raivosos, partos complicados ou acidentes graves de trabalho, exigiam socorro especializado. Nas três primeiras décadas um pouco mais havia por fazer do que confiar na capacidade de reação de cada enfermo ou  entregar a questão nas mãos de Deus. Já durante a década de 1850, com a formação das comunidades urbanas de imigrantes em Pelotas, Rio Grande, Porto Alegre e outras cidades, estabeleceram-se aí também médicos que atendiam em seus consultórios particulares e/ou na Santa Casa. Nos casos de urgência o maior problema ficava com a distância e as  condições de transporte do doente ou do acidentado. No momento em que se configurava uma situação do gênero numa picada no interior do vale do Caí, por exemplo, a remoção até a Santa Casa dividia-se em três etapas. Na primeira carregava-se o acidentado numa maca improvisada até o local onde numa segunda etapa era levado de carroça até o porto fluvial de Caí ou Montenegro. A viagem continuava depois numa lancha pelo rio  até Porto Alegre. Não é difícil de entender que, em tais circunstâncias, um número mínimo de casos graves pudessem ser socorridos com chance de êxito. Evidentemente só em situações em que o paciente estava em condições de sobreviver à viagem, fato que se dava por ex. quando alguém era mordido por um cão raivoso, sofria de tuberculose, casos de queimaduras mais sérias ou outros males que exigiam um tratamento que reclamava recursos especializados e acompanhamento presencial do médico e de  enfermeiras.  Jornais, almanaques, periódicos e outras publicações da época 0 registraram muitos exemplos  a respeito. 

Um momento histórico de grande preocupação teve como causa o surto de varíola que acometeu em cheio também a colônia alemã em meados da década de 1870. A primeira vitima da doença foi a filha menor do prof. Mathias Schütz de Bom Jardim. O Pe. Schupp relatou a evolução e os estragos causados pela epidemia em Bom Jardim, 48 colônias, Schneiderstal, São José do Hortêncio e demais comunidades da região. Depois da alguns dias da confirmação da doença na filha do professor Schütz e outras crianças adoeceram. No começo a população não considerou a situação como de gravidade excepcional. Ocorreram então os primeiros falecimentos devidos à varíola. 

A situação sustentou-se por algum tempo. Então a assistência entrou em colapso. O pior foi que não se dispunha  de nenhum médico em condições de  assumir os doentes, nenhuma policia sanitária em condições de prescrever regras de higiene capazes de dar um basta ao alastramento da epidemia.

O Pe. Steinhart  em pessoa foi obrigado a deslocar-se até Porto Alegre a fim de procurar um médico, porque  na época não havia nenhum em São Leopoldo. O médico, um alemão (dr. Heinzelmann), prescreveu regras de conduta e insistiu na vacina, entregando-lhe linfa e dando-lhe recomendações. As primeiras vacinas foram ministradas pelo próprio padre, depois ele treinou terceiros. (Schupp, 2004, p. 206)

Não demorou muito e o próprio Pe. Steinahrt contraiu a doença. Mesmo enfermo foi atender toda uma família doente no Bohnental. Eram 11 horas da noite e o padre achava impossível arriscar-se para prestar socorro naquele estado, naquela hora da noite e sob chuva persistente. Rendeu-se ao pedido insistente de socorro do colono que fora buscá-lo. Depois da visita entregou os pontos e confiou  a paróquia ao Pe. Hag. Depois de oito dias de resguardo retomou as atividades.

O Pe. Schupp registrou o episódio dramático de varíola acontecido com o Sr. Karl Sänger. O Pe. Steinhart foi chamado para a casa de Sänger para assistir à sua filha e ao genro gravemente acometidos pela varíola. Assistiu ao falecimento dos dois praticamente na mesma hora. O pai e o pároco colocaram os caixões com os dois defuntos sobre o muro do cemitério, velaram-nos por algum tempo, depois abriram sepulturas e os enterraram. Seria longo demais continuar enumerando e comentando episódios relacionados com a epidemia de varíola em Bom Jardim. Registros mais detalhados podem ser encontrados em Schupp e Carl Schlitz. 

Ao mesmo tempo  instalaram-se farmácias, laboratórios de manipulação e nos jornais e almanaques multiplicaram-se anúncios oferecendo medicamentos para as finalidades mais comuns da época. Mas este é um assunto que mereceria um capítulo à parte.

Bicentenário da Imigração - 69

Com a eleição para a Constituinte Estadual encerrou-se a efêmera existência do Partido Católico do Centro. Como herança mais viva para os católicos do Rio Grande do Sul, permaneceu a Typographia do Centro. Essa casa editora não tardaria  em passar para as mãos de Hugo Metzler que fez dela porta-voz dos interesses dos teuto-católicos e isso até a sua morte em 1929. Sucederam-no na mesma missão seus filhos Franz, Rudolf e Wolfram. Em 1956 um incêndio não totalmente esclarecido destruiu a Typographia do Centro com todas as  instalações, coleções de jornais, periódicos, almanaques, etc. nela arquivados. Por ocasião do incêndio Nestor Pereira era seu diretor. 

Além da Typographia do Centro o Partido do Centro lançara a semente para futuras organizações que congregariam os católicos de origem alemã, em torno de projetos sociais, políticos, econômicos educacionais, culturais, assistenciais e  religiosos mais abrangentes. O malogro de um partido político fora o primeiro e importante passo no sentido de os alemães católicos se organizarem e, dessa maneira, encontrar um “modus vivendi” civilizado, favorável e produtivo com as autoridades constituídas e com os demais segmentos da sociedade riograndense. Vai neste sentido o comentário do Pe. jesuíta Georg Lutterbeck: 

Como já vimos o Partido do Centro só existiu por alguns anos, mas deixou nas paróquias  coloniais, como precioso legado, a consciência da necessidade de se organizarem para a consecução de seus fins: humanos, religiosos e culturais. Pode-se dizer que com o ano de 1890, começou em todas as paróquias dos jesuítas um nova vida, por meio das mais variadas organizações associativas.  (Lutterbeck, 1977, p.)

Generalizou-se a convicção de que um partido confessional como fora o Partido Católico do Centro, contaria com chances quase nulas para se impor no cenário político regional e com muito mais  dificuldade ainda no nacional. Essa realidade tinha ficado muito clara  com as duas eleições em que o partido participou. As lideranças católicas defrontaram-se então com um desafio muito sério e, ao mesmo tempo, fascinante: encontrar caminhos  e  estratégias capazes de marcar a sua presença no contexto do Estado e com isso fazer valer seus direitos como cidadãos e participar, pelo menos de forma indireta, nas decisões políticas. 

As lideranças católicas convenceram-se que a fórmula  mágica estava na sólida organização das comunidades rurais e urbanas. E, para concretizar esse objetivo, era preciso conscientizar essas comunidades e arregimenta-las  em torno de propósitos comuns, em torno de projetos comuns. Já não se trataria mais de agremiação política formal. Partiu-se então para a formulação e a concretização de projetos abrangentes de promoção humana que contemplavam todos os aspectos da vida humana: a educação, a economia, o lazer, a política, a assistência social, a  cultura, a arte e a religião. Objetivou-se-se, portanto, uma sociedade composta de homens e mulheres comprometidos com o bem estar coletivo. Procurou-se promover o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, uma participação política em que os direitos e deveres dos cidadãos, o bem comum e os valores éticos cristãos, ocupariam o primeiro lugar. Essa era, sem dúvida, uma autêntica tomada de posição política, criando condições para o pleno exercício da cidadania. E as três décadas que se seguiram demonstraram à saciedade, o acerto dessa opção. Lutterbeck concorda com essa conclusão quando escreve: “Como já vimos, o Partido do Centro só existiu por alguns anos mas deixou nas paróquias coloniais, como precioso legado, a consciência  da necessidade de se organizarem para consecução dos seus fins: humanos, sociais, religiosos e culturais”. (Lutterbeck, 1977, p. 120)

Superada a experiência do Partido do Centro com sua efêmera duração e seus resultados insignificantes, as lideranças católicas partiram para iniciativas mais abrangentes. Os cabeças do Partido do Centro, como é óbvio foram lideres católicos leigos. As grandes organizações  das décadas posteriores encontraram no clero, de modo especial entre os padres jesuítas, seus condutores mais ousados e mais entusiastas. A razão é por todos conhecida. Foram os religiosos dessa Ordem que mantinham sob sua responsabilidade a fatia mais importante da pastoral nas comunidades e orientavam a educação nas escolas comunitárias nos colégios e ginásios dos centros urbanos mais importantes. 

A filosofia que orientava as organizações de que trataremos a seguir, e as estratégias que as conduziram na prática, não foram inventadas aqui. Não foram originais. Inspiraram-se nos “Katholikentage”, nos “Katholikenversammlungen”, “os Congressos dos Católicos “ ou Assembleias Católicas”, muito em voga na época entre os católicos da Alemanha, Áustria e Suíça. 

Três foram os padres  que se tornaram credores dos maiores méritos no desencadear das organizações teutas: Peter Gasper, Eugen Steinhart e Carl Schlitz. Sob sua liderança realizou-se em 1897 em Bom Jardim (Ivoti) o primeiro encontro geral dos católicos. Não foi propriamente um Congresso Católico, um Katholikentag, mas uma espécie de ensaio, uma experiência para verificar a viabilidade desse tipo de assembleia. A experiência foi bem sucedida. Animou os organizadores a programar o primeiro Congresso Católico para valer, para fins de março de 1898. O local escolhido foi Harmonia, então distrito do município de Montenegro. Foi um sucesso total. Nos  três dias que durou debateram-se os assuntos mais variados do interesse das comunidades teuto católicas. A iniciativa mais importante veio a ser  a fundação da Associação dos Professores e Educadores Católicos do Rio Grande do Sul. (Deusch-Katholischer Lehrer- und Erziehungsverein von Rio Grande do Sul), conhecido simplesmente pelo nome “Lehrerverein”, Associação dos Professores. Dessa forma foi atendida uma das necessidades mais prementes das comunidades teuto católicas, isto é, garantir para a rede escolar comunitária, em crescente ritmo de expansão, unidade de objetivos, unidade didático-pedagógica, período escolar igual para todos, sob o comando único da orientação da Associação dos Professores. 

Nos anos seguintes os Congressos repetiram-se a cada ano em locais diferentes. Para 1899 a sede escolhida foi Santa Clara, no interior de lajeado, em 1900 Santo Inácio da Feliz, em 1901 São José do Hortêncio. Depois a frequência foi espaçada para dois anos até 1940, o último Congresso durante a  Segunda Guerra Mundial. 

A respeito das  temáticas debatidas nesses Congressos observou Lutterbeck: 

O fim principal de tais Congressos era evidentemente a intensificação da vida e ação religiosa cristã, bem como a união dos católicos teutos a fim de solucionarem seus problemas mais candentes. As conferências  proferidas por leigos e padres, versavam quase sempre sobre assuntos  da atualidade, mas ocupavam-se também das questões sociais, econômicas e da imprensa. Não é de se admirar que desses Congressos surgissem novas organizações associativas concretas pois, não se pretendia ficar no mero debate verbal e sim proceder à ação. (Lutterbeck, 1977, 123-124)

Dede o começo o “Deutsches Volksblatt”, fundado em 1871, contribuiu para o êxito dos Congressos Católicos e as iniciativas neles deflagradas. Os registros, os comentários e as análises  constantes em suas páginas, guardaram para a posteridade as provas do extraordinário vigor que animava as comunidades teuto católicas, no final do século XIX e nas três primeiras décadas de 1900. Impõe-se por isso mesmo como fonte obrigatória para qualquer pesquisador que se ocupa com essa temática.

Voltando agora para os Congressos Católicos, para as organizações e para os meios utilizados para incentivar o teuto-catolicismo, iremos constatar uma grande capacidade criativa e uma não menor versatilidade na prática. 

Já o terceiro Congresso Católico em Feliz em 1900, tornou-se palco do surgimento de uma nova associação. Dessa vez não se tratou de reunir formalmente pessoas dedicadas a uma tarefa específica como foi a Associação dos Professores, mas arregimentar a população em geral em torno de um estatuto que se propunha  a promoção, o desenvolvimento e o bem estar material, social e espiritual de todos. Depois de um discurso inflamado do Pe. Amstad, nasceu a “Associação Riograndense de Agricultores”, o “Riograndenser Bauernverein”. A ata de fundação foi assinada  por aproximadamente 400 sócios fundadores, um número, sem dúvida, considerável para a época. É legítimo concluir daí que uma Associação numericamente tão expressiva e regionalmente  considerável, dispusesse de um potencial de pressão e barganha, também política, nada desprezível.

Enquanto o “Deutsches Volksblatt” desempenhava o papel de veiculo de formação e informação geral, tanto a Associação dos Professores como a Associação Riograndense de Agricultores contavam com um veículo de comunicação específico: “Leherzeitung – Jornal do Professor” e “Bauernfreund – Amigo do Agricultor”, respectivamente. Essas folhas circulavam em edições mensais ou em edições de dois em dois meses. O primeiro teve início em janeiro de 1900 e foi fechado pela Campanha de Nacionalização em setembro de 1938. O Bauernfreund começou a circular também em 1900 e fechou em 1914 com o encerramento definitivo da Associação Riograndense de Agricultores.

Aqui é preciso chamar a atenção para um detalhe. A associação Riograndense de Agricultores foi criada pelos teuto-católicos. Desde a sua origem, porém, e pelos estatutos, ela franqueava as portas também aos protestantes e aos elementos de outras etnias como italianos, lusos e todos os demais. A pretensão, portanto, foi colocar em andamento uma organização suficientemente abrangente para arregimentar uma parcela significativa do Rio Grande do Sul, em torno de um objetivo comum: a promoção humana e a defesa dos interesses legítimos  de todos. Em termos meramente políticos uma organização desse gênero, continha em potencial, uma força inegável com a vantagem de contornar os problemas que costuma acompanhar o sectarismo político partidário . 

Durante a sua existência efêmera, 1900-1910, a Associação Riograndense de Agricultores  promoveu uma série de iniciativas que visavam enfrentar e resolver os problemas que surgiam no meio teuto-brasileiro. Algumas resultaram em empreendimentos cujos efeitos perduram até hoje. Outras não passaram dos passos iniciais. Outras ainda não ultrapassaram o recinto dos debates das assembleias gerais. 

Entre os projetos mais importantes e também mais duradouros enumera-se a colonização na região das Missões, começando por Cerro Largo e áreas contíguas, a criação da primeira cooperativa de crédito do tipo Raiffeisen em Nova Petrópolis e as primeiras cooperativas de produtores de leite. Seguiram-se depois dezenas dessas cooperativas e a elas somaram-se cooperativas de produção de tudo que é tipo, cooperativas de consumo e cooperativas de comercialização. Essas cooperativas serviram de modelo para o cooperativismo como uma via alternativa ao capitalismo liberal e ao capitalismo estatal.  Entre as iniciativas que permaneceram ou até morreram nas primeiras tentativas, contam-se principalmente três: A proposta de um reflorestamento sistemático a partir de essências nativas, o uso racional e recuperação dos solos por meio de métodos naturais; a tentativa de fazer da Associação dos Agricultores uma agremiação interétnica e interconfessional: a introdução de culturas alternativas com  finalidade de abrir  o leque de opções de produção para os colonos como o soja, algodão, lúpulo, cevada e outras. Entre as  propostas que não puderam ser postas em prática, ou por falta de tempo, ou por falta de interesse, figuram instituições de amparo mútuo, seguro privado, hospitais, asilos e orfanatos. 

Em 1909 a Associação Riograndense de Agricultores foi transformada em sindicato. Com essa decisão as lideranças mais expressivas, tanto católicas como evangélicas retiraram.se  e partiram para organizações independentes. Foi assim que no Congresso Geral dos Católicos realizado em Venâncio Aires em 1912, foi fundado o “Volksverein”, conhecida como Sociedade União Popular,  destinada exclusivamente para os católicos.

A Sociedade União Popular pode ser considerada como herdeira e continuadora da filosofia e dos ideais da Associação Riogandense de Agricultores. Também ela tinha como objetivo a promoção integral do homem. Essa intenção fica clara quando se examina o esboço dos estatutos apresentados por ocasião da sua fundação: “A finalidade da Sociedade consiste em promover o bem estar tanto material como espiritual dos católicos de descendência alemã no Rio Grande do Sul”. (Paulusblatt, 1912, nr.1 , p. 8)

A concretização  desse objetivo deveria acontecer na prática:

1. Pondo em prática as resoluções das Assembleias Gerais; 2. Preocupando-se com novas fronteiras de colonização para católicos; 3. Desenvolvendo iniciativas católicas de beneficência e assistência, concretizadas  na medida em que as necessidades o aconselharem: 4. Tendo uma constante e geral preocupação em promover as escolas paroquiais católicas; 5. difundindo a boa imprensa e a boa leitura assim como a edição e distribuição gratuita aos associados de uma publicação periódica; cuidando da instrução popular mediante palestras e conversações; 7. intermediando empregos e informações; 8. Garantindo assistência jurídica aos associados. (Rambo, Arthur, 1993, p. 41).

Verificando agora até que ponto a Sociedade União Popular alcançou de fato seus objetivos nas cinco décadas que se seguiram à sua fundação pois, é esse o período que interessa mais de perto aqui. Podem-se destacar entre as realizações duradouras  a preocupação com os colonos, geralmente casais jovens, que partiam para novas fronteiras de colonização. Para acompanha-los e ampara-los mais eficaz e mais permanentemente, a Sociedade patrocinou, a partir de meados da década 1920 a colonização de Porto Novo (Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis), no extremo oeste de Santa Catarina. No terreno da assistência social concretizou duas instituições de inestimável valor e significado: o asilo e hospital de São Sebastião do Caí, a Colônia de Leprosos e o Amparo Santa Cruz em Itapuã, destinado a abrigar os filhos sãos das mães leprosas internadas. 

Mas foi em primeiro lugar durante as décadas de 1920 e 1930 que a Sociedade União Popular dedicou atenção toda especial à escola e educação, à consolidação das comunidades, à vida religiosa, à melhoria e aprimoramento das técnicas de manejo do solo e das lavouras, à difusão do cooperativismo de crédito, de produção, de consumo e de comercialização, à multiplicação e ao aprimoramento da imprensa. De tudo isso pode-se concluir que os teut-católicos ostentavam na época uma organização de grande solidez, coesa e dinâmica e de não pouco peso político. Centenas e milhares de comunidades rurais e urbanas participavam da viabilidade do projeto.