Reflexões avulsas - Conferência na IAB sobre o Pe. Balduino Rambo

No dia 11 de agosto de 2.005 marcou a data centenária do nascimento do Pe. Balduino Rambo. Falecido prematuramente aos 56 anos, em 12 de setembro de 1961, deixou  uma herança cultural e científica ímpar, tanto pela diversidade dos campos pelos quais transitou, quanto pela profundidade e originalidade com que os tratou. Não é aqui a hora nem a oportunidade para trazer uma biografia completa sua. Esta já foi escrita em várias ocasiões e outras tantas versões, umas mais  extensas e mais detalhadas, outras mais enxutas e mais sóbrias.
Propus-me a iluminar, na medida do possível, a personalidade do Pe. Rambo em alguns dos seus traços característicos e naquilo que ele oferece de peculiar. Nasceu no meio rural, no atual município de Tupandi, na época oitavo distrito de Montenegro, filho de um casal de colonos  descendentes típicos de imigrantes alemães. O ambiente profundamente  religioso na família e no meio social em que passou a infância e parte da adolescência, deixou nele traços inconfundíveis para o resto da vida. Digo mais. Serviram de fundamento e de baliza que imprimiram o rumo e o ritmo a toda a sua existência. O fascínio pela natureza no seu estado original, o bucólico do mundo rural, o épico dos fenômenos que moldaram a natureza em tempos primigênios, afloram  constantemente na sua produção literária e científica ou irrompem como vulcões em momentos de arrebatamento. Mas a razão última, o motor existencial que imprimiu a sua vida um ritmo frenético, por vezes alucinante foi, sem dúvida, a fé religiosa despida de artificialismos e pieguiçes, herança do berço camponês despojado e frugal, mas prenhe de fé e calor humano.
Muito jovem ainda, no limiar da adolescência, o futuro padre jesuíta, literato, líder social, professor universitário e cientista de renome internacional, partiu para o seminário em Pareci Novo. Ao menino de 12  anos incompletos abriram-se então as portas do saber religioso e profano. Desde muito cedo, o contato com as línguas e as respectivas literatura  despertaram nele a admiração e uma verdadeira paixão pela cultura clássica. Este por assim dizer “caso de amor” iria transformar Homero em companheiro inseparável do Pe. Rambo. Ele recitava seus versos,  no original grego, para os escoteiros junto à fogueira nos acampamentos em Cambará. Em 1917, com apenas 12 anos de idade, experimentou seu primeiro encontro com  a ciência. Ele próprio registrou assim o episódio:
“Em 1917 encontrei-me a segunda vez com o Pe. Rick. Na época eu era aluno no seminário para meninos em Pareci Novo. Sobrecarga de trabalho nas Missões Populares e constrangimentos  policiais ocorridos na colônia alemã, durante meses o tornaram inapto para o trabalho. Certo dia pegou um feixe de flores do mato e nos explicou, a nós filhos de colonos, como eram os nomes das diversas partes da planta, para que fim serviam e como soavam os nomes latinos. Foi a primeira aula de botânica da minha vida e, se hoje eu próprio sou botânico, teve a sua origem na decisão então tomada: se um homem como o Pe. Rick se dedica a essas coisas, a ciência deve ser algo de grande.”
E de fato, a decisão então tomada se transformaria na maior razão de ser da vida. Não a ciência como ciência, não a ciência com objetivos utilitaristas, não a ciência como caminho para a fama e a imortalidade, mas a ciência com meio para compreender a origem, a evolução e o destino do Universo e do homem e, principalmente qual é o lugar de Deus nesta história fantástica. E, na medida em que suas outras paixões: a literatura, a batalha pelo bem-estar e o progresso dos colonos, o empenho na preservação da germanidade, foram sendo atropeladas e frustradas pelo andar do tempo, pelas circunstâncias históricas e, porque não dizê-lo, pela inveja e a incompreensão dos homens, a pesquisa científica avançou num crescendo contínuo. A morte prematura colheu-o no auge da produção científica e do reconhecimento nacional e internacional.

Uma visão panorâmica sobre a vida e atividade do Pe. Rambo não deixa dúvida de que ele foi dotado, antes de mais nada, de um espírito universalista como é raro observar-se  na sua época. Se tivesse nascido na Renascença, figuraria com muita probabilidade na galeria daqueles sábios que dominavam todos os campos do conhecimento. Tudo interessava, desde as línguas e literaturas clássicas da antiguidade, da Idade Média, dos tempos modernos e contemporâneos, passando pela História Natural na totalidade dos seus campos, pela Filosofia, Teologia, História e o futuro do seu povo colonial. E, na medida em que incursionava e se aprofundava nas diversas especialidades e tentava entendê-las na sua essência, foi tomando forma a pergunta que em última análise importava responder: Afinal em que consiste a razão última de ser do universo  em que o homem construiu, constrói e continua construindo a sua história? Em outras palavras. Qual é a missão do cientista ao fazer ciência, o filósofo ao perguntar  pela natureza e finalidade das coisas, o sociólogo ao se preocupar com o bem estar das sociedades, o historiador ao procurar o fio condutor que serviu de referência para a humanidade traçar e trilhar o seu caminho. O Pe. Rambo deixou a resposta registrada no seu diário com data de 24 de junho de 1954:
“Ora é a Ciência o aperfeiçoamento supremo do espírito humano na terra. Cada ciência é, em última análise, uma re-criação dos pensamentos de Deus e de seus planos construtores. Neste mundo, contudo, esses pensamentos nunca podem levar a o término. O melhor que se pode fazer é um trabalho de atalho. Se após uma vida repleta de pesquisa honesta finalmente se pensa  ter chegado tão longe pela ciência, essa mesma vida chegou ao fim.”
A entrada no seminário em 1917 representou para o menino Balduino, a abertura das portas para transitar livremente por todos os campos do conhecimento. Aproveitou o tempo para munir-se dos instrumentos indispensáveis para percorrer a estrada do saber. Aprendeu as línguas mais importantes: o português, alemão,, latim, grego, francês, inglês, italiano, espanhol e, até rudimentos de russo, com as respectivas literaturas. Iniciou-se nos conhecimentos básicos das Ciências Naturais e adentrou-se nos meandros da geografia e da história e, mais tarde, da Filosofia e Teologia. Apropriou-se, portanto, das ferramentas que lhe permitiriam aproximar-se da alma que vivifica o universo e justifica a sua existência. E, pouco a pouco amadureceu nele uma compreensão do mundo, não digo de todo original, mas, com certeza peculiar. Conforme ele, o mundo em que vivemos, compreendido na sua totalidade mineral, vegetal, animal e humana, forma uma unidade que tem no Criador a sua origem, a sua razão de ser e o seu destino final. Observa-se nesta visão uma proximidade, com certeza não casual, com aquela que Teilhard de Chardin formulou sobre o mundo e o universo. Na percepção deste, tudo que nos rodeia tem a sua causa e origem no “Alfa”, que vem a ser o Deus Criador e tudo converge ao destino último, o “Omega” que vem a ser o mesmo Deus Criador. Este esquema linear de causa, efeito e finalidade relativamente simples, na formulação da síntese em Teilhard de Chardin, em Rambo complica-se bastante. Na tentativa da formulação de uma síntese, em vez da metáfora “Alfa – Omega”, toma corpo uma outra, a da “totalidade”. Não se encontram referências explícitas nos seus escritos mostrando que ele acompanhou o esforço dos teóricos seus contemporâneos que formularam a concepção organísmica-sistêmica da natureza, tendo à frente Ludwig von Bertalanffy. Em todo o caso alinhou-se na sua concepção teórico-filosófica da natureza, com o movimento científico e filosófico que, desde o século dezenove, procurava superar a  visão casual, mecanicista, materialista. A idéia de que o universo se resumia na soma das suas partes e processos, que a compreensão da essência da natureza e da vida se explica pelas funções orgânicas e suas correlações mútuas, que a inteligência, os impulsos e as aspirações do homem não passam de uma mera sofisticação das estruturas e funções, já não responde a uma questão crucial. A pergunta pela natureza das partes no todo e o próprio sentido do todo, começou a incomodar cientistas e filósofos em número crescente.
Os métodos empíricos mostraram, pouco a pouco, as suas limitações e o aprofundamento em busca de uma solução global, foi deixando um crescente sentimento de impotência e de frustração entre os cientistas. O mundo científico optou então por dois caminhos. A grande maioria, ignorando ou rejeitando qualquer busca de solução fora e além da investigação empírica, continuou animado pela esperança ou convicção mesmo, que esses métodos continham a chave para a explicação última da natureza. Mas a questão se complicava de modo especial quando se perguntava pelo lugar que o homem ocupa no universo. O esquema simples, retilíneo, didático da gênese a partir do “Alfa”, a evolução do mundo até a culminância do homem e a consumação no “Omega” de Teilhard, assume em Rambo a figura da “Totalidade”. Nela há lugar para tudo e tudo tem um sentido e a tudo cabe uma função no todo. O universo resume-se numa gigantesca unidade na qual o mais insignificante dos elementos, tem sentido e lhe cabe uma tarefa. Essa compreensão perpassa, como um fio condutor,  a sua produção literária e cintífica .

A compreensão do universo como um todo, como um organismo no plano filosófico, não podia deixar de refletir-se no plano ético, moral e teológico.
As implicações ético-morais nas relações do homem com a natureza, já ficaram explícitas, em 1942, na sua obra, que se tornou um clássico de referência para o estudo do Rio Grande do Sul:  “A Fisionomia do Rio Grande do Sul”. No final da obra ao apontar para as razões que fundamentam ações concretas de proteção à natureza, destacou três:
“A proteção da natureza está em primeiro lugar a serviço das ciências naturais, antropogeográficas e históricas; em segundo lugar, baseia-se sobre um princípio de ética natural, que considera imoral a destruição desnecessária e inconsiderada dos tesouros da beleza nativa; em terceiro lugar, protegendo o que há de precioso, restaurando o que já sucumbiu, acomodando as obras da mão humana ao estilo da terra, torna-se um aliado de valor da higiene e da pedagogia sociais e um adjutório indispensável da educação nacional.”
Muito antes, portanto, que a preservação do meio ambiente e a preocupação ecológica assumisse as proporções  de bandeira política ou de um messianismo ideológico, por vezes beirando o fanatismo, o Pe. Rambo se posicionou diante da questão com o argumento que, em última análise, justifica qualquer iniciativa neste particular. A relação com meio ambiente tem a ver com a ética e a moral. Essa constatação flui como conseqüência lógica  da compreensão do universo com um todo harmônico. As intervenções indevidas em suas partes comprometem o todo e, com isso, terminam ferindo o homem em seus direitos fundamentais à vida e ao bem-estar. Comprometem, outrossim, povos inteiros e, quem sabe, a humanidade como um todo.
Como já assinalamos mais acima a obra inteira do Pe. Rambo como ele mesmo deixa claro, tem como propósito central formular uma grande síntese. É evidente que não é possível falar individualmente de todas elas no espaço limitado de uma palestra. Escolhemos por isso a sua obra de referência: “A Fisionomia do Rio Grande do Sul” e alguns excertos do seu diário de viagem aos Estados Unidos, em 1956 a convite e expensas do governo daquele país.
A obra que, sem dúvida, permanece até hoje como referência obrigatória para quem estuda o Rio Grande do Sul sob os mais diversos aspectos, é A Fisionomia do Rio Grande do Sul. A primeira edição data de 1942, uma edição limitada de 500 exemplares distribuídos entre pessoas interessadas pelas coisas do Estado. No prefácio para a segunda edição ele próprio detalhou os motivos que o levaram a escrever a obra.
“O presente livro baseia-se sobre a literatura citada no fim, e sobre as  observações próprias recolhidas nos últimos anos.”
“Sua finalidade é descrever o Rio Grande do Sul tal qual é, atendendo a três aspectos: o aspecto científico, pois a monografia natural necessita do fundamento das ciências naturais; o aspecto didático, pois a monografia quer orientar praticamente sobre as coisas riograndenses; o aspecto estético, pois a monografia deve corresponder à beleza natural da paisagem”.
“Resulta assim o caráter peculiar do livro: devido à finalidade científica, é necessário enumerar e descrever todos os fatos essenciais da natureza riograndense; devido à finalidade didática, é necessário colocar estes fatos em ordem lógica e natural; devido à finalidade estética é necessário revestir o conjunto duma forma literária e sóbria”.
“Verdade é que deste modo o livro não pertence exclusivamente a nenhum dos três gêneros citados, pois cada finalidade parcial deve subordinar-se, na medida imposta pelo total, às duas outras; aceitamos este compromisso, para chegarmos o mais perto possível da realidade  riograndense tal qual ela é.
O Pe. Arthur Rabuske, depositário do espólio literário do Pe. Rambo e o mais profundo conhecedor da sua obra e personalidade, escreveu na apresentação à terceira edição de “A Fisionomia do Rio Grande do Sul”:
“A Fisionomia”, apesar dos evidentes progressos científicos surgidos entre nós durante o último meio século, ainda se constitui para diversos efeitos numa das obras básicas sobre a cultura Sul-Riograndense. Assim já se evidenciou em fins de 1955, quando uma enquete feita pelo jornalista Carlos Reverbel nas colunas do Correio do Povo, revelou que ela  ocupava o quinto lugar entre as dez obras mais representativas no concernente ao Rio Grande do Sul. Nos dias em curso, dificilmente  algum cientista teria a coragem de versar sozinho um assunto  tão amplo e complexo, como se faz em “Fisionomia”. É que tais visões de conjunto e globais ou holistas, são o privilégio de poucos e como que deixaram de existir no atual mister científico. Consiste o valor perene de “A Fisionomia” não em último o lugar no fato de seu autor pioneiro, como talvez nenhum outro entre nós, da Ecologia, para  a qual hoje temos tanta sensibilidade e, sobretudo, na interpretação, rara no mundo científico especializado, da beleza das diversas paisagens naturais do Rio Grande do Sul, em cujo centro se encontra o ser humano”.
No prefácio para a terceira edição eu próprio escrevi:
“Para compreender “A Fisionomia do Rio grande do Sul” em todo os eu alcance, é preciso conhecer um pouco mais de perto o seu autor. O Pe. Rambo foi uma dessas personalidades versáteis, universais e irrequietas, beirando à genialidade e, ao mesmo tempo sensíveis, capaz de extasiar-se com a visão de um panorama grandioso, ou comover-se com uma flor singela escondida no meio das ervas do campo. Para quem o conheceu mais de perto e teve oportunidade de privar com ele nas suas andanças pela natureza, fica difícil decidir em que foi maior: se foi como religioso, como cientista, como arguto observador dos acontecimentos  que movimentaram a história das décadas vinte, trinta quarenta e cinqüenta, do século vinte”.
“A Fisionomia do Rio grande do Sul fixou a imagem do Estado, tal qual ela se apresentava no final da década e 1930. Ao percorrer as páginas  desta obra rara acompanha-se, quase como que assistindo a um documentário filmado, a natureza e formação geológica das diversas regiões naturais, sua topografia, sua fauna, sua flora e a presença do mão do homem humanizado grande extensões, agredindo perigosamente a paisagem natural”.
Não raras são também as referências antropológicas e históricas às quais o Rio Grande do Sul serviu de cenário. Ora são os guaicurus percorrendo o Pampa, ora são os guaranis das Missões,  ora os missionários, ora os estancieiros herdeiros do gado missioneiro, ora são os imigrantes vindos da Europa do Norte e Central que ocuparam em definitivo o Estado coberto de florestas pluviais e campos naturais.
A leitura de “A Fisionomia” converte-se num verdadeiro prazer por retratar com toda  fidelidade o que foi o Rio Grande do Sul há setenta anos e fascina  por ter sido  escrita num estilo vigoroso, atraente e adequado aos diversos enfoques. As descrições são formais e objetivas quando a precisão científica o recomenda; são poéticas e carregadas de sentimentos quando o objeto o pede. Falando da destruição das reduções jesuíticas assim se exprimiu: A melancolia da História paira sobre esta paisagem. Tudo que é belo   é destinado  fenecer. A inveja entre duas nações irmãs, linhas geográficas  traçadas e esmo nos gabinetes de Madrid e Lisboa, instintos interesseiros, ódio à religião – um dragão de sete cabeças se arremessou sobre as reduções, baniu os missionários, fez debandar os índios, votou à ruína os templos. Os restos de São Miguel, de São Lourenço, de São João Velho, invadidos pela vegetação, por longo tempo aproveitados como pedreiras, falam uma linguagem muda, mas eloqüente, de acusação contra o mistério da humana iniqüidade; -    São vigorosas quando a paisagem o reclama, como na descrição da subida da serra para Farroupilha e Carlos Barbosa: No fundo, em ambos os lados, surgem duas montanhas de selvagem beleza, o morro Canastra e o Morro do Diabo. Como quilhas de imensos navios de guerra, suas arestas esculpidas pelas águas apontam pra o vale;    São épicas quando faz referência aos missionários e índios das reduções. A beleza das ruínas antigas, inexistentes no resto do Estado, comunica a essa região um encanto imortal. Ali a fé cristã e a civilização européia pela primeira vez firmaram pé nas plagas abençoadas do Tape misterioso. Ali, nesses  campos marchetados de capões, viajaram, a pé e a cavalo, os Roque Gonzalez, os Montoyas, os Romeros. Ali os selvagens, saindo do covil de suas matas, curvaram reverentes perante a cruz aquela soberba cerviz, que a espada dos conquistadores não conseguiram dobrar. Ali floresceram plantações, pastaram rebanhos sem conta, ferveu uma cultura de imenso dinamismo; .... -.... Vêm, enfim, carregadas de advertências quando deplora a devastação das florestas, o extermínio da fauna e a desfiguração das paisagens naturais. Um povo que se descuidasse desse elemento, seria falto de um requisito essencial da verdadeira cultura humana total, e indigno da terra com que a pródiga mão do criador o presenteou.
Cabe ao Pe. Rambo o mérito de ter sido talvez o primeiro entre nós, a chamar a atenção que a destruição indiscriminada da natureza implica numa questão ética e moral. A um certa altura escreveu: A proteção à natureza, em segundo lugar, baseia-se sobre o princípio da ética natural que considera imoral a destruição desnecessária e inconsiderada  dos tesouros da beleza nativa.
Considerando que a Fisionomia do Rio Grande do Sul é uma obra escrita no final da década de 1930, as propostas de Proteção à Natureza apresentadas  são igualmente pioneiras entre nós. Ao introduzir o assunto fez as seguintes reflexões:
“O homem filho desta terra, que lhe fornece o pão de cada dia e os símbolos de sua vida espiritual, sente um respeito inato perante a fisionomia desta sua mãe e pátria. Enquanto o espaço é suficiente e a densidade demográfica pequena, não se tornam muito conscientes tais sentimentos, mas, no momento em que as necessidades brutais da vida forçam a interferir sempre mais na expressão natural do ambiente, desperta  a dor perante a destruição de suas feições naturais e o desejo  de as conservar, senão no conjunto, ao menos em alguns lugares e nos traços mais característicos.”
Assim, no curso de todas as culturas humanas, mais cedo ou mais tarde, surgem as tendências de proteção ativa da natureza; um povo que se descuidasse deste elemento seria falto de um requisito essencial da verdadeira cultura humana total e indigno da terra, com que a pródiga mão do Criador o presenteou”.
E termina a Fisionomia com quatro propostas concretas.
A primeira. Proteção aos monumentos naturais, isto é, de criações individuais da natureza, de importância científica, histórica ou fisionômica, como sejam árvores destacadas por seu volume, forma; formações geológicas locais interessantes ou instrutivas, rochedos e montanhas de caráter peculiar.    seguem exemplos na p. 433.
A segunda. Proteção a espécies botânicas e zoológicas em perigo.
- Conservação das matas virgens. Até hoje o desmatamento  esteve entregue ao acaso, sujeito ao bel prazer dos donos dos lotes. É um erro funesto entregar todas as matas a proprietários individuais e abandoná-las  em seguida ao machado. No interesse geral, o Estado deve reclamar para si porções da reserva florestal e, além disso, vigiar sabiamente as derrubadas necessárias par a lavoura.

A terceira.  Harmonização das obras humanas com a paisagem natural
A quarta. Criar parque  e reservas naturais como nos grandes países civilizados
Quando em 1956 visitou os parque americanos a convite daquele país, resumiu o seu conceito de parque natural, com as palavras:

“Desde que voltei da América, empenhei-me que também no Brasil se constituíssem mais parques nacionais. Até agora dispomos de dois, um nas terras montanhosas do Itatiaia e o outro nas cataratas do Iguassu. Se tudo correr bem teremos, em breve, um terceiro nas escarpas  orientais dos Aparados da Serra, com o Taimbezinho como núcleo inicial.  O lamentável é que entre nós, constrói-se em primeiro lugar um enorme hotel para atrair os turistas endinheirados de dentro e fora do país. Com isto está viciado o  conceito de um autêntico parque. O parque deve estar a serviço  da proteção da natureza de do recreio do povo. O rico que aparecer, deve ser obrigado a viver com a mesma simplicidade que o operário e o colono. As pessoas que não conseguem dispensar o hotel caro, o rádio, a televisão, a dança e o jogo, que fiquem onde tudo isto está disponível de qualquer forma. Em nenhum parque jamais escutei um rádio berrando, nem observei algum aparelho de televisão, nem percebi música de dança, nem presenciei chás dançantes. De maneira alguma quero afirmar que o americano médio é melhor do que nós. Uma coisa, porém, é certa. Eles têm mais compreensão , mais decência e mais respeito perante a beleza e a tranqüilidade da natureza criada por Deus”.

Reflexões Avulsas - Palestra no IHSL

Ao analisar a lista dos sócios permanentes do Instituto Histórico de São Leopoldo, assim como os falecidos, os sócios correspondentes, os honorários e os que se afastaram por alguma razão, um detalhe chama a atenção. Além de historiadores por formação portadores desse título acadêmico ou por vocação, que se ocupam com temas históricos, participam no momento, especialistas titulados ou não em outras áreas. Estão representadas, além da História, a Arquitetura, a Antropologia, as Letras, a Literatura, a Linguística, a Educação, a Teologia e outros. A história do Instituto já contou com médicos, juristas, militares, economistas. E, as personalidades escolhidas pelos fundadores  como patronos de suas 30 cadeiras, apesentam o mesmo quadro interdisciplinar.

Perguntamos. O que é lícito concluir desse quadro? Que os fundadores do Instituto Histórico de São Leopoldo, conceberam-no como um fórum aberto  para oferecer oportunidade para se encontrarem pessoas que se dedicam à tarefa de preservar a importância histórica da contribuição dos imigrantes alemães, como proposta inicial e atualmente, de todas as vertentes humanas presentes na moldagem da fisionomia étnica, com ênfase para o sul do Brasil. Não é preciso chamar a atenção de que a perspectiva interdisciplinar proposta pelo Instituto e a consequente heterogeneidade dos seus membros  e das especialidades a que se dedicam, favorece uma grande multiplicidade de aproximações do conhecimento. Em outras palavras. O perfil do conhecimento da pessoa tem com determinantes o nível de formação, sua filosofia de vida, sua orientação religiosa, seu comprometimento social, ideológico e político, a metodologia, a linha teórica seguida, o método e as ferramentas utilizadas, etc. Tudo isso temperado pela forma original com que cada qual enxerga o mundo e as coisas.  

Já que o nosso negócio é o Conhecimento, proponho uma reflexão sobre este conceito para a reunião desta manhã, evidentemente sem a pretensão de esgotá-lo.

Falar em conhecimento importa em arriscar-se a lidar com um desses  conceitos passíveis de tantos e tamanhos entendimentos ou definições, que a pretensão de dar-lhe uma formulação compreensiva mínima, não é simples. A  primeira questão que se coloca é a pergunta de que conhecimento estamos falando? Conhecimento científico, conhecimento filosófico, conhecimento teológico, conhecimento histórico, conhecimento popular, conhecimento intuitivo, etc. etc. Como se pode ver , todas essas formas de conhecimento e outras mais  que lhe possam ser acrescentadas,  partem de objetos, níveis, perspectivas e métodos de aproximação diferentes. Se, portanto, optarmos por um deles como ponto de partida do nosso raciocínio, as conclusões a que chegarmos, serão inevitavelmente unilaterais e parciais. Qualquer que seja a escolha do caminho pelo qual o conhecimento deverá andar, este determinará o seu perfil teórico e metodológico. Assim o conhecimento histórico será sempre essencialmente histórico, embora incorpore mais ou menos subsídios buscadas em outras áreas do conhecimento,  como na filosofia, na geografia, nas demais ciências humanas, no direito, nas ciências naturais e outras. O mesmo é legítimo afirmar em todos os demais campos do conhecimento específico como Filosofia Natural, Física Atômica, Economia de Mercado, Matemática Financeira, Sociologia Urbana, História Moderna, Antropologia Social, etc., etc. o objeto especificado no adjetivo será tratado com as ferramentas teóricas e metodológicas sugeridas pelo substantivo. Em outras palavras. O caminho de aproximação e a compreensão de algum objeto, é aquele que é próprio da área definida pelo substantivo. Assim a  aproximação da Natureza é possível pela via filosófica, pela via matemática, pela via histórica, pela via química, pela via biogenética, pela via teológica, pela via econômica, e por aí vai. Conclui-se daí de que a via de aproximação de alguma objeto tem o seu traçado marcada pelas ferramentas teóricas e metodológicas próprias da abordagem feita. Assim o conhecimento pelo viés do matemático com seus modelos, fórmulas e cálculos, trairá inevitavelmente o matemático. Da mesma forma o conhecimento químico, histórico, filosófico, político, geográfico,  etc., trae o olhar do químico, do historiador,  do filósofo, do geógrafo, do político, do jurista ou de quantas especialidades e especialistas se estiver falando.

E para não ficar apenas em afirmações genéricas,  tentarei aprofundar um pouco mais a linha de reflexão esboçada. Parece-me que a grande mestra que é vida propõe-nos três lições a serem aprendidas. - A Primeira. Nenhuma proposta teórica e metodológica, por si só, contém potencial suficiente para dar uma resposta final e conclusiva para as questões de fundo, como são: a origem e o sentido do universo, da natureza e do homem e, em meio a tudo isso, o lugar ou não lugar de Deus. - A segunda. Além das abordagens convencionais pelo lado das Ciências Exatas, das  Ciências Humanas e do Espírito, outras aproximações não podem ser ignoradas como o Conhecimento obtido pela percepção difusa, intuitiva, quase instintiva, tão importante na orientação da conduta quotidiana das pessoas. -  A terceira.  Ninguém é dono da verdade. Melhor talvez. Ninguém descobriu, nem descobrirá sozinho a verdade, nem o cientista munido dos métodos e tecnologias mais sofisticados, nem o filósofo com seus mergulhos nos meandros da natureza das coisas e dos fatos, nem o homem comum com seu conhecimento intuitivo  quase instintivo, nem o teólogo por maior que seja a convicção da sua fé. Mais do que nunca é verdadeiro o ditado: “Doctrina Multiplex, Veritas una”  -  “As Doutrinas são muitas, mas a Verdade uma só”, ou conforme Nicolau de Cusa: “Ex partibus omnibus elucet totum – Pelas partes vislumbra-se o todo.”

Quando se trata de entender e explicar a natureza dos fatos e acontecimentos que dizem respeito ao homem e tudo que o rodeia e envolve, estamos habituados a tomar em conta como válidas, três aproximações com os respectivos instrumentos teóricos e metodológicos: os próprios das Ciências Naturais, das Ciências Humanas ou das Ciências do Espírito. Acontece que já se haviam passado dezenas e centenas de milhares de anos da história do homem, antes  que Francis Bacon formulasse o método “analítico indutivo” e o “sintético dedutivo”, como as duas  vias mestras para chegar ao conhecimento. A compreensão de Bacon sobre o como se constrói o conhecimento resultou da observação de como essa história se deu durante os longos tempos que precederam.

Fica então a pergunta: E antes, sobre que bases o homem construiu o seu conhecimento. Ao rastrearmos as veredas percorridas pelo conhecimento desde que estamos de posse de dados confiáveis, uma coisa parece certa. A partir do momento em que, em alguma data remota e em algum lugar não conhecido da terra, faiscou pela primeira vez a centelha da inteligência reflexa e o homem se fez homem, a pergunta pelo quando, o como e o porque da sua existência e do universo que o rodeava, fez parte das suas preocupações. Os fatos e fenômenos que acompanham a concepção, a gestação, o nascimento, o declínio e a morte, colocaram o homem de então frente a incógnitas que pediam explicação. O mesmo pode-se afirmar das realidades em sua volta: os ciclos do ano, as fases da lua, a trajetória quotidiana do sol, a floresta misteriosa, a majestade das montanhas, o firmamento coberto de estrelas, a fúria das tempestades, erupções vulcânicas, terremotos, passagem de cometas, etc. Tudo isso reclamava explicações,  sugeria razões de ser, sentidos, significados e simbolismos. E quais foram os instrumentos de que dispunham os caçadores, os pescadores, os coletores, os pastores nômades, os agricultores do paleolítico e do neolítico. Não muito mais do que uma percepção intuitiva, coisa muito próxima e em comum com instinto, estimulando a reflexão e alimentado a curiosidade e a imaginação. Foi em meio a esse cenário caracterizado por uma sobrevivência, baseada num misto de estímulos instintivos processados pelos potenciais da inteligência reflexa, que o homem foi consolidando as bases do conhecimento. Pois conhecer não significa apenas ter certezas matemáticas, demonstrações em laboratórios, observações e experimentos em estações experimentais, ou os dados fornecidos por telescópios orbitando no espaço. O conhecimento também não se limita aos resultados e às conclusões da lógica racional. O conhecimento é algo muito mais complexo. Ele busca como sempre buscou, a sua legitimidade na satisfação da curiosidade, no atendimento às necessidades, na resposta aos questionamentos e na contribuição que é capaz de dar para a realização existencial do homem.

A premissa de que o conhecimento é fruto da busca do homem por caminhos que o levam a decifrar-se a si mesmo e o mundo em que vive, faz concluir de que qualquer resposta neste sentido, é fruto de alguma forma de conhecimento.

O homem é um animal racional. Essa velha definição que nos foi passada quando arriscávamos as primeiras incursões nos meandros das incógnitas da nossa espécie, continua ainda hoje de grande utilidade para entendê-la. Na gênese, compreensão e evolução do conhecimento o “animal” e o “racional” no homem ocupam importância igual. Pela lógica da evolução, porém, nos estágios próximos do “animal”, componentes “não racionais”, (“não científicos”), predominam na natureza aparente do conhecimento. Nem poderia ser de outra forma. Em primeiro lugar, as realidades das quais procedem os estímulos e fornecem os elementos ou a matéria prima para a construção do conhecimento, encontram-se no entorno ambiental em que o homem vive. Em segundo lugar o acesso e apropriação dessa “matéria prima”, acontece via sentidos e no primeiro momento é elaborada pela percepção instintiva peculiar dos receptores. A nível animal a possibilidade de conhecer esgota-se nesse patamar. Por isso mesmo não se pode falar em conhecimento no rigoroso sentido do termo, quando se avalia o comportamento das espécies animais. Em se tratando, porém, do homem, entra a ação da reflexão. A relação interativa do homem com o meio não se esgota em repostas instintivas, padronizadas para todos os indivíduos de uma espécie, não ultrapassando o nível dos reflexos condicionados. No caso do homem entram em ação simultaneamente os estímulos de natureza instintiva e seu processamento pela capacidade de reflexão. Começa a construção do conhecimento.

Neste processo em que o instintivo e o intuitivo se aliam ao racional para gerar o conhecimento, é preciso lembrar  que o primeiro contribui com o “qualitativo” com que as coisas se apresentam, ou o valor em si das coisas, ou ainda, a natureza das coisas. À qualidade de que as coisas vêm revestidas pela própria natureza, soma-se  a qualidade que o homem atribui a elas. E é exatamente essa “qualidade atribuída”, que contribui de forma decisiva na construção do conhecimento. E como as “qualidades atribuídas” diferem de indivíduo para indivíduo, de cultura para cultura, os perfis do conhecimento são tantos quantos os sistemas construídos. Um bom exemplo é a água. Das suas qualidades naturais fazem parte a sua composição química, o estado físico que assume em diferentes temperaturas, sua importância na manutenção de todos os tipos de vida, etc. Essas qualidades independem da destinação que o homem lhe dá. Mas exatamente pela importância da água na natureza em geral e na vida em especial, o homem somou “qualidades atribuídas” às “qualidades naturais” da água. Os exemplos são muitos. Em determinadas tradições de certos povos, a água de uma fonte brotando das entranhas da terra  rejuvenesce, garante vida longa; a água benta nos rituais litúrgicos purifica, apaga pecados, cura enfermidades. Todos esses elementos e muito mais entram na formação do corpo de conhecimentos elaborados pelos povos nas mais diversas circunstâncias de tempo e espaço. Em termos, as constatações que vimos fazendo, são válidas para o fogo, a luz, as estrelas, o sol, os cometas, florestas, montanhas, vulcões, animais e plantas. Tanto as “qualidades naturais””, quanto as “qualidades atribuídas”  não podem ser ignorados, menosprezados ou diminuídos na sua importância ao avaliar-se alguma tradição cultural. Acontece, entretanto, que o homem ao tomar consciência da importância das qualidades naturais dos diversos elementos da natureza para sua própria existência, intui qualidades às quais termina atribuindo poderes que ultrapassam os potenciais químicos e físicos de uma fonte, de um terremoto, de uma floresta, do sol, da lua, de um vulcão, etc. Mais. Além de atribuir-lhes qualidades como poderes mágicos, sobrenaturais, personaliza-os como divindades, seres sobrenaturais, anjos, demônios, duendes, fantasmas, bruxas, etc. variando de acordo com as diferentes tradições culturais.

As “qualidades atribuídas” às realidades de que vimos falando, que compõem o cenário natural em que o homem vive, representam uma das faces da moeda que é o conhecimento. Não resta dúvida de que esse tipo de conhecimento predomina e é determinante na fase que poderíamos chamar de “infantil” na construção do conhecimento. Carente ainda das indispensáveis observações experimentais, métodos e equipamentos adequados, o homem valeu-se dos recursos com os quais a natureza o dotara: a observação, a comparação, a análise, a seleção, a experimentação, a curiosidade e a imaginação. E assim, quase como que “farejando” a natureza, foi  atribuindo significados, simbolismos, atributos ao que observava, dando forma e coerência aos corpos de conhecimento, equivocadamente desqualificados como “primitivos” e “não científicos”. 

Na medida, porém, em que o homem penetrava nos meandros da natureza em sua volta e se dava conta  da incógnita complexa que ele próprio era, crescia a curiosidade e a necessidade de entender “como” funcionava, e ao mesmo tempo, assumir o controle do seu destino. Ora, esse passo significou uma reviravolta de proporções difíceis de dimensionar. De dependente do entorno em tudo o homem passa a equipar-se com os instrumentos e as tecnologias que o habilitaram gradativamente a entender, prever e controlar situações e acontecimentos. A partir dai o componente “quantitativo”, vai assumindo importância crescente na construção do conhecimento. Com a Renascença e definitivamente com a Modernidade, chegamos ao ponto de o Racionalismo Científico, de um lado, e o Racionalismo Filosófico do outro, desqualificar tudo que não é experimentalmente aferível e/ou logicamente deduzível. Como cada qual se vale dos métodos de aproximação, definidos por Francis Bacon (1561-1626) como “analítico indutivo” das Ciências Naturais e “sintético dedutivo” das Ciências do Espírito, o conflito foi uma questão de tempo. O auge desta disputa inglória, para não dizer  irracional, aconteceu na segunda metade do século XIX, alimentada pelo Monismo Materialista de Ernst Haeckel, Huxley, Morgan e muitos outros, inspirados na obra de Darwin, “A Origem das Espécies” e pela atitude radical assumida pela Igreja Católica no Concílio Vaticano I e de modo especial no pontificado de Pio X, na primeira década do século XX. Não é aqui o lugar para entrar mais a fundo nessa disputa inglória, inútil, que prejudicou a construção do Conhecimento e na qual só houve perdedores.

Mas para que as reflexões que estamos fazendo a nível abstrato, tornem a questão da produção do conhecimento mais palpável, recorro a um exemplo tão antigo quanto a própria humanidade: A Astrologia. O interesse por ela permanece em alta até hoje. Todo o progresso da pesquisa científica e, principalmente, os resultados espetaculares no campo da astronomia, física, química, biologia, biogenética, não a ofuscaram. Sua cotação na camadas populares continua crescendo e o seu prestígio entre as pessoas cultas e muito cultas permanece em alta. O termômetro são os horóscopos publicados diariamente nos veículos de comunicação, direcionados a todos os públicos. A Astrologia vem a ser um desses exemplos emblemáticos, de como o ponto de partida, a raiz, a base do conhecimento alimenta-se da síntese entre os elementos  dados pela natureza, no caso os astros e as necessidades materiais a serem atendidas, as incógnitas a serem desvendadas e os problemas existenciais a serem resolvidos. Entregue à capacidade reflexiva do homem termina por consolidar o corpo de conhecimentos da Astrologia. Seu foco é um conhecimento que tem como centro o componente “qualitativo” na avaliação dos astros. A própria origem etimológica da palavra aponta para esse sentido: “Astron = Astro” e “Logos = Ciência, Essência, Natureza, Qualidade.

Como, entretanto, o homem, além de dotado de instinto, intuições, emoções, sonhos e desejos, é portador de inteligência reflexa, a síntese do conhecimento que vai elaborando, conta com o concurso da reflexão. A razão e a lógica insistem em obter respostas para, o “como”, o “quando” e o “quanto”, garantindo certezas assim denominadas “científicas” e/ou “racionais”. Recorrendo de novo ao exemplo dos astros. A Astronomia como ciência exata nasceu da Astrologia para lhe conferir legitimidade objetiva. O significado etimológico dos dois conceitos o comprovam: Astrologia, como já vimos vem de “Astron – astro” e Logos – palavra – essência, qualidade, ciência”  - Astronomia vem da combinação do termo “Astron – astro”  e “Nomos – número, ciência”.

Os gigantescos avanços e conquistas em todos os campos da pesquisa científica, levaram muitos cientistas e vastos setores da opinião pública, a prever o desvendar de todos os meandros ainda não contabilizados pelo esforço científico. Acontece que exatamente do meio das ciências e de representantes seus dos mais conceituados, parte o alerta de que o universo, a natureza e especialmente o homem guardam segredos que escapam aos potenciais do método analítico indutivo e desafiam a lógica racional. O alerta já foi dado há mais de meio século por Teilhard de Chardin, ao chamar a atenção de que: “A análise, esse maravilhoso  instrumento ao qual devemos  todo o progresso, esconde uma face que não podes ser esquecida. De tanto desmontar chegamos ao ponto de nos flagrarmos frente a um amontoado de peças dispersas e de partículas que se esvaem”. A intuição, a percepção, o farejar a natureza voltam discretamente como caminhos válidos para o “conhecer”, quando a análise indutiva e a síntese dedutiva convencionais, já não dão conta do recado.

Diante da dificuldade de harmonizar as Ciências da Natureza com o sistema Aristotélico-Tomista, o Pe. Balduino Rambo pergunta se não entra em questão o abandono das vias convencionais da produção do conhecimento ou, pelo menos, chamar em socorro o velho Platonismo com sua linha de pensamento e aproveitar das escolas convencionais somente aquilo que se enquadra nas leis perenes do Pensamento Humano, porque,

Entre a Ciência e a Fé (entre as Ciências Naturais, Filosofia, a Teologia, as Ciências Humanas, as Letras e Artes, inciso do autor) estende-se o vasto campo da intuição, que não é outra coisa senão o conhecimento condensado. Não se trata ali tanto do significado e da expressão imediata da palavra, como do som subliminar que emite e da ressonância que desperta. A essa melodia concomitante da linguagem humana, até hoje se prestou muito pouca atenção. Bem considerada ela não é um som secundário, e sim a nota dominante no concerto musical do espírito dinâmico do homem. (Rambo, Balduino, 1994, p. 265)

A intuição teve em Jean Jacques Rousseau a sua reabilitação como forma legítima de conhecimento. A percepção  das realidades naturais pelos sentidos resulta na construção informal e espontânea dos corpos de conhecimentos elaborados pelas mais diversas culturas. Com sua autoridade incontestável, o grande filósofo da  modernidade, deixou claro de que o homem busca a matéria prima do conhecimento no mundo ambiente  em que vive e apropria-se dela por meio dos sentidos. A forma peculiar como essas percepções são elaboradas depende da natureza de cada uma delas, do entorno cultural em que é recebida e da maneira única pela qual é percebida e elaborada pelas mentes dos indivíduos. Rousseau, filósofo que era, contentou-se em apresentar ideias sem sinalizar para finalidades práticas. Talvez não percebesse o tamanho do potencial prático embutido na intuição como ponto de partida para construir o conhecimento. E o valor prático, inovador e revolucionário encontra-se exatamente no plano mais sensível e mais determinante da vida individual e coletiva: a Educação.

Quem, como nenhum outro, percebeu o alcance do conhecimento intuitivo como instrumento pedagógico, foi Pestalozzi, conterrâneo e contemporâneo de Rousseau. Ele fez da intuição, ou se preferirmos, da percepção sensorial, a razão de ser, a base da sua filosofia educacional e do seu método pedagógico. A proposta de Pestalozzi veio a ser adotado como método oficial nas escolas da Prússia. Desde meados do século XVIII os reis da Prússia foram investindo na formação das novas gerações. Os resultados desse programa de educação a longo prazo e seus efeitos sobre a formação dos cidadãos é por demais conhecida. Não é aqui o lugar nem o momento de aprofundar essa questão.

O Pe. Alfonso Borrero,  estudioso do ensino superior, expressou assim sua opinião sobre a importância do conhecimento intuitivo.

Especialíssima importância se dá na Pedagogia Moderna ao exercício da criatividade, que não supõe a indução e a dedução lógicas a partir de elementos conhecidos, mas tem como base principal a Intuição, um salto da mente humana ao encontro de algo, partindo de elementos prévios e, por assim dizer cria algo novo, que mais adiante é passível de aprimoramento posterior e procedimentos racionais, utilizando o raciocínio metodológico da indução e da dedução. Por isso, no exercício da criatividade que se vale da intuição, não se deixam de todo de lado, os métodos que conferem rigor ao pensamento racional. Adestram-se, isso sim, estratagemas novos, úteis para movimentar-se nas fronteiras do saber adquirido, passando pelas percepções intuitivas à construção do conhecimento. (ASCUN, 1992, nº 20, p. 15-16)

A importância em começar a educação das crianças incentivando-as a entrar em contato com o maior número possível de estímulos vindos das mais diversas realidades que se encontram no seu entorno ambiental, tem, atualmente, em Edward Wilson um dos adeptos mais entusiastas. Há mais de 50 anos professor de Entomologia na universidade de Harvard, consta entre os maiores conhecedores de insetos em atividade. O cenário com que trabalha é obviamente a História Natural, campo onde desenvolve sua especialidade. No capítulo 15 do seu livro: “A Criação – um esforço para salvar a vida na terra” (2008), apesenta uma proposta pedagógica destinada à educação da criança a partir da natureza, oferecendo-lhe uma imersão progressiva nesse universo de surpresas sem conta que vem a ser a “mãe e a pátria ”do homem, como escreveu o Pe. Rambo na “Fisionomia do Rio Grande do Sul”. A certa altura escreveu:

A ascensão da Natureza começa na infância, portanto, o ideal é que a ciência  da biologia seja introduzida logo nos primeiros anos da vida. Toda a criança é um naturalista e explorador principiante. Caçar, coletar, explorar novos territórios, buscar tesouros, examinar  a geografia, descobrir novos mundos – tudo isso está presente em seu cerne mais íntimo, talvez rudimentarmente, mas procurando se expressar. Desde tempos imemoriais as crianças foram criadas em estreito contato com o ambiente natural. A sobrevivência da tribo dependia de um conhecimento  íntimo, tátil dos animais e plantas silvestres. (Wilson. Edward, 2006, p. 158)

Wilson demora-se em chamar a atenção para o fato de que as raízes remotas do conhecimento devem ser procuradas entre os caçadores e coletores do paleolítico. Munidos com ferramentas as mais simples e rudimentares, a sobrevivência acontecia na total dependência do meio natural. Valendo-se dos cinco sentidos como janelas, como pontes de contato e relação como o meio ambiental, foi obtendo as informações necessárias para a sobrevivência. Orientado pelos instintos, instrumentalizados pela intuição e os resultados postos à disposição da reflexão, o homem foi consolidando os fundamentos para o conhecimento. A partir daí, farejando, por assim dizer, o seu entorno, foi somando observação à observação, experiência à experiência, intuição à intuição, explicação à explicação, resposta a resposta, consolidando, numa progressão geométrica os corpos do conhecimento entre os grupos humanos. O aperfeiçoamento progressivo dos conhecimentos e o desenvolvimento paralelo de tecnologias de ação, facultou ao homem a superação dos condicionamentos naturais de um lado. Do outro levou a um distanciamento cada vez maior “desta sua mãe e pátria”, ao ponto de nos grandes centros urbanos viver-se num ambiente totalmente artificial. Mesmo assim, Edward Wilson observa:

Os instintos  ancestrais continuam vivos dentro de nós. Eles se expressam na arte, nos mitos e na religião, nos parques e jardins,  nos esportes da caça e pesca, tão estranho, pensando bem. Os americanos passam mais tempo nos jardins zoológicos do que em eventos esportivos profissionais, e ainda mais tempo em áreas protegidas dos parques nacionais, cada vez mais abarrotados de visitantes. A recreação nas florestas nacionais e reservas naturais – isto é – nas partes que permanecem intactas – gera uma renda de mais de 20 bilhões de dólares por ano ao País. A televisão e o cinema do mundo industrializado estão saturados de imagens da Natureza virgem. Um símbolo de riqueza pessoal é a casa de campo, tipicamente localizada em ambiente pastoral ou natural. Ela serve como refúgio para quem deseja encontrar paz de espírito e como ponto de retorno a algo que foi perdido, mas não esquecido. (Wilson Edward, 2006, p. 159)


Acabamos de citar nominalmente um entomologista de renome internacional – Edward Wilson, um botânico também de reconhecimento internacional – Pe. Balduino Rambo, um especialista em educação superior,  - o Pe. Alfonso Borrero, Jean Jacques Rousseau, um dos mais importantes filósofos da Modernidade e Pestalozzi, ícone dos Pedagogos. A esses nomes somam-se outros de referência obrigatória na galeria das expressões máximas em suas especialidades.

Francis Collins especialista em Genética Humana e diretor do Projeto Genoma Humano, responsável pelo mapa genético do homem, em seu livro “ A Linguagem de Deus”, escreveu a certa altura, não sem um toque de emoção claramente perceptível nas entrelinhas:

Apesar de eu, no fim das contas, passar da ciência física à biologia, essa experiência de originar equações universais tão simples e belas, que descrevem a realidade do mundo natural, deixou em mim uma impressão profunda, em especial porque o resultado definitivo tinha um grande apelo estético. Isso levantou a primeira de várias  perguntas filosóficas acerca da natureza do universo físico. Porque a matéria se comporta dessa maneira? E, citando uma frase de Eugen Wigner: que pergunta: Qual seria a explicação para a “inexplicável eficiência da matemática?” Collins responde: Nãos seria nada além de um feliz acidente ou seria uma referência a alguma intuição profunda da natureza de ter encontrado o divino?. Collins cita ainda “Uma breve história do tempo” do físico Stephen Hawking, com a observação de que Hawking, “em geral não é dado a contemplações metafísicas: ”Então poderíamos todos nós, filósofos, cientistas e pessoas comuns, participar sobre a questão de o porque nós e o universo existimos. E se encontrarmos uma resposta para isso, será o triunfo definitivo da razão humana, pois, então conheceremos a mente de Deus. Seriam essas descrições matemáticas da realidade, indicações de alguma inteligência maior? Seria a matemática junto com o DNA, uma outra linguagem de Deus?

No seu diário o Pe. Balduino Rambo nos brinda com páginas e mais páginas de vivências estimuladas pela intuição em contato com a natureza, em especial com florestas, que ele tratava como o seu “brinquedo predileto”. Duas amostras antes de concluir a nossa reflexão. Depois de descrever uma caminhada solitária pela floresta de sequoias no parque do mesmo nome, empolgado pela beleza, a variedade, a imponência dos gigantes  e a atmosfera de mistério e os simbolismos que inspiravam, anotou:

Sem querer a gente se descobre e se sente pequenino como um camundongo entre esses gigantes reunidos em conselho. Que cantos não teriam deixado os poetas do Antigo Testamento, que falam com tanta empolgação dos cedros do Líbano e dos gigantes do Monte Sião, se tivessem escutado a voz de Deus nessas floretas. Enquanto Davi e Salomão cantavam seus salmos: quando Isaias anunciava ao seu povo a vinda futura do Filho do Homem; quando Ezequiel contemplava o Senhor dos dias sentado no trono da sua glória, mais de mil anos já pesavam sobre muitas dessas árvores. (...) O canto de luto do paraíso, o canto da árvore da vida dos deuses germânicos, o canto de vitória da árvore da redenção. Toda a simbólica  nas sagas e na arte da humanidade toma conta do caminhante na penumbra mortiça dessa floresta. Há muitas verdades entre o céu e a terra que não se encontram nos livros. Revelam-se no silêncio da floresta. (Diário da viagem aos Estados Unidos em 1956)

Observando a paisagem do alto da garganta da Pedra Branca em Cambará, deu mais uma amostra do que é capaz a intuição de alguém que sabe ler as mensagens, os significados e os simbolismos da natureza.

São únicas as pinturas da natureza, como as da garganta da Pedra Branca, na bela terra de  Deus. Poderia se chamar o quadro de precipícios perpendiculares e de cataratas troantes, e névoas efervescentes e trovoadas uivantes, de mata silente e  escolhos altos, cheios de clarividências pétreas, pintura imperfeita, mas bem mais do que isso. É uma construção gigantesca de força e simplicidade que nunca para de rolar para frente. Alguém mora nessas profundezas que sussurram, alguém vigia nessas torres de observação. (...) Nunca esquecerei minha despedida da orla oriental. Meu cavalo avançou  à vontade pelo campo florido. Atrás de mim, as névoas condensadas, vindas do precipício rolavam pelo campo. Essa neblina fria rolou sobre mim e me envolveu. Murmuravam os arroios e cochichavam os pinheiros. Agradeço a Deus e levo saudades desta terra hospitaleira. Se possuo uma pátria no mundo, ela está no planalto calmo e sereno, à sombra dos pinheirais. (Diário de Cambará, 1948).

A pergunta a essa altura é esta: Frente aos depoimentos trazidos, os quais afinal de contas são de representantes de diversos campos das Ciência Naturais, filiados  ou não a denominações religiosas, agnósticos, etc.,  o conhecimento pela Intuição, vem a ser a estrada real mestra, o Leitmotiv, que origina e legitima qualquer tipo de conhecimento. A razão é simples. A natureza humana desde que o homem se fez homem manteve-se inalterada na sua essência. Os mesmos medos, os mesmos temores, as mesmas esperanças, as mesmas perguntas existenciais, a procura de sentidos para sua própria existência e da natureza e do universo, e existência ou não de uma vida depois da morte, etc., etc., tudo isso e muito mais, vem intrigando os homens de todos os tempos e de todas as culturas e civilizações. Com essa matéria prima cada povo, cada cultura e cada indivíduo, procurou respostas no seu mundo ambiente característico e desta forma moldou o Conhecimento. Na construção do conhecimento concebido nesses termos, o esforço analítico indutivo da Ciência e o esforço sintético dedutivo da Filosofia, ocupam o lugar de reforço, como observou o Pe. Borrero na citação acima, para conferir mais segurança, maior credibilidade, mais legitimidade numa fase da humanidade em que, por assim, se exige o “preto no branco” como selo de validade para que algo seja digno de ser chamado de “conhecimento”.

A Ciência apenas possui então valor para cultivar o que o cientista tem de humano (Menschlichkeit) quando compreendida e praticada a partir do todo. Pressupõe isso um treinamento escolar geral voltado para o todo – coisa que foge à grande maioria dos pesquisadores atuais. A Ciência praticada como deve ser é uma recriação do mundo, semelhante à de Deus, dando assim em culto divino.

E aproveitando a sinalização deixada nesta citação que acabamos de ouvir, concluo com uma proposta de reflexão. As obras  que se tornaram clássicas, isto é, as que resistiram a séculos e até milênios, tanto na literatura, quando nas artes cênicas e plásticas, são aquelas que exploram exatamente aquilo que é o existencialmente humano no homem, a “Menschlichkeit”, naquilo que ela exibe de sublime, de quotidiano e também de  escuro e sombrio. Essa linha mestra,  “Leitmotiv” vale para as pinturas rupestres das cavernas do neolítico, das obras  imortais de Homero e demais clássicos da antiguidade, de Cervantes, de la Barca, Goethe, Schiller, Sheakespeare, Mansoni, Hamingway, Camões, Mozart, Bethoven, Wagner, Miguel Angelo, só para citar alguns.


Mas o humano no homem, a Menschlichkeit, expressa-se de um forma permanente no quotidiano das pessoas, na sabedoria popular que, também consolidada durante séculos e milênios, no que pode ser chamado de Conhecimento Condensado, que tem nos provérbios sua expressão mais autêntica. Quanto mais longa é a tradição de um povo mais emblemática é essa forma de expressar o conhecimento que as tradições consolidaram, como o conhecimento peculiar de cada uma, em relação do humano no homem e do entorno em que vive. Conhecidos e citados em toda a parte são os provérbios chineses, os provérbios romanos, russos, ingleses, alemães, franceses, etc. Abre-se aqui mais um território a ser explorado neste fantástico cenário em que o humano no homem, a “Mesnchlichkeit” avança pelos tempos moldando a história feita de luzes e sombras. O tempo não o permite. Obrigado pela atenção.