Da Enxada à Cátedra [ 97 ]

A última viagem – 2011: Inglaterra Verona.

Em fins de setembro e começos de outubro a Inez e eu programamos mais uma viagem para a Inglaterra para visitar nosso filho Paulo e, depois, uma esticada até Verona no norte da Itália. Entre a última visita e esta, o Paulo comprara um apartamento em Wantage perto de Oxford. Morava sozinho pois, ele a Rina tinham decidido cada um seguir seu caminho. O roteiro foi o de sempre: Porto Alegre – São Paulo – Londres e, de lá, a Wantage de carro cerca de 70 milhas pela auto estrada M4 ao norte de Londres. Trata-se de uma cidadezinha simpática com 13.000 habitantes, um belo parque na periferia, um majestoso carvalho na praça. Como para nossa demora com o Paulo resumia-se a pouco mais de meia semana não programamos nenhuma circulada para mais longe. Inclusive a visita ao sítio arqueológico Stone Henge foi suspenso para termos tempo e tranquilidade para conversar com o Paulo e ajudar a acomodar os pertences no apartamento no quarto andar de um prédio recém concluído na rua St. Mitchel. Percorremos a pé os pontos de referência da cidade, entre eles, o supermercado, o belo parque na periferia da cidade e poucas quadras distante do apartamento do Paulo. Como a Inez trabalhava como voluntária na Cruz Vermelha de São Leopoldo, visitamos a agência da Cruz Vermelha da cidade. Fomos convidados também para uma janta no apartamento da mãe da Rina numa cidade próxima a Londres. Mas o programa mais marcante veio a ser a assistência a uma exibição numa igreja do coral do qual a Rina era integrante oferecendo uma magnífica interpretação do “Messias” de Händel.

No domingo pela meia tarde embarcamos num voo regional até o aeroporto de Villa Franca de Verona. Com uma tarde sem nuvens foi possível uma magnífica visão do conjunto dos Alpes. Um taxi nos levou até o hotel Piccoli perto da estação central dos trens em Verona. Verona fica na região do Vêneto. No dia seguinte resolvemos dar uma caminhada, passando pela ponte do rio Adige que passa pela cidade. O objetivo foi conhecer o centro da cidade e a emblemática arena construída pelos romanos no século I como local de espetáculos tão a seu gosto. Hoje serve como espaço para apresentações artísticas, óperas, teatros, corais, esportes e outros eventos mais.

No dia seguinte uma sobrinha da Inez morando em Vila Franca nos buscou para passar conosco e visitar outros pontos turísticos, incluindo evidentemente a casa onde viveu “Julieta” personagem central da tragédia escrita por Shakespeare no começo de sua carreira conhecida como “Romeu e Julieta”. Conta a história do romance e morte trágica de dois adolescentes cuja famílias viviam em guerra mas, depois da morte de Romeu e Julieta reconciliaram-se e passaram a cultivar uma sincera amizade. No fim daquela tarde a sobrinha e o marido nos levaram até sua residência em Villa Franca onde jantamos para depois nos levarem de volta ao hotel em Verona. No dia seguinte embarcamos no trem até a estação central de Milão e de lá de ônibus até o aeroporto para embarcar num MD11 da TAM. Depois de um voo tranquilo pousamos em Guarulhos para, na mesma noite, seguir até Porto Alegre onde nos esperava a Ingrid e o Ernani para nos levar para casa em São Leopoldo. Foi a última viagem na companhia inesquecível da Inez. Constava nos nossos planos viajar mais uma vez até a Inglaterra e Portugal. Infelizmente esse plano foi frustrado pelo fatídico diagnóstico da mal de Alzheimer em começos de 2012. Confesso que depois dos 5 anos que se seguiram terminando com o falecimento da fiel parceira de vida durante 45 anos, perdi qualquer motivação para novas viagens tanto regionais no Brasil quanto internacionais.

This entry was posted on terça-feira, 21 de janeiro de 2025. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Responses are currently closed.