2004 Paris – Rimini – Urbino
Essa viagem teve como objetivo principal o encontro internacional sobre a Educação Física – Turnen. A escala de vários dias em Paris teve a finalidade dupla oferecer para a Inez a ocasião de conhecer aquela metrópole e encontrar o Paulo vindo da Inglaterra para passar alguns dias conosco. Para mim foi um rever o cenário em que 16 anos antes fiz um estágio de pós doutorado na Universidade V – René Descarts.
A viagem pela VARIG de Porto Alegre a Paris seguiu o roteiro convencional sem maiores novidades. Escala em São Paulo e, de lá para o aeroporto Charles de Gaulle perto de Paris, onde nos esperava o Paulo. Do aeroporto seguimos de trem até o centro de Paris e de lá de taxi até o hotel nas proximidades de Mont Martre. Como dispúnhamos de apenas dois dias visitamos os pontos turísticos obrigatórios: a catedral de Notre Dame, o Museu do Louvre, A torre Eifel, a Cidade Universitária onde morrei durante meu estágio de pós-doutorado em 1988, a catedral de Mont Martre e outros lugares de menor significância. Depois de três dias em Paris, o Paulo viajou de volta à Inglaterra e a Inez e eu embarcamos no trem TGV até Milão. Devido a alta velocidade daquele modelo de trem só foi possível ter uma ideia muito superficial da paisagem do interior da França e no lado esquerdo lá ao longe os cumes dos Alpes cobertos de neve. Em Milão baldeamos para um trem regional comum para no final da tarde desembarcamos em Rimini na costa do Adriático e nos alojarmos no hotel que havíamos reservado. Como era verão a cidade e, principalmente as praias estava superlotadas de turistas, a maioria procedentes da Europa Central e do Norte. No dia seguinte embarcamos no trem até Pésaro e de lá de ônibus até a cidade de Urbino onde um ônibus urbano nos levou até a universidade poucos quilômetros fora da cidade. Ficamos alojados na hospedaria da própria universidade onde ocorreria o simpósio internacional de Educação Física no qual cabia-me contribuir com uma palestra em alemão sobre essa prática no sul do Brasil. As palestras do simpósio foram publicadas em inglês no terceiro volume do “The European Sports History Rewiew”.
As sessões do simpósio aconteciam de manhã deixando as tardes livres para os participantes se programarem de acordo com as preferências de cada um. A Inez e eu percorremos as trilhas e caminhos dentro da grande propriedade de terras pertencentes à universidade. Numa dessas tarde visitamos a cidade de Urbino com sua catedral e edifícios históricos além de uma caminhada pelos parques e uma floricultura na periferia. Dedicamos uma tarde a um visita a Pésaro. A programação do simpósio foi encerrada com uma excursão até a costa do Adriático passando por sítios históricos importantes da região e uma janta de confraternização no restaurante Mississipi parcialmente construído sobre a arrebentação da praia. No dia seguinte retornamos a Rimini para na manhã seguinte embarcarmos no trem até Milão e voarmos de volta para São Paulo e Porto Alegre e de volta para casa em São Leopoldo.