Em 2024 comemoramos o bicentenário da Imigração Alemã no sul do Brasil. As postagens que seguem pretendem destacar aspecto importantes desse acontecimento.
Sumário
Apresentação
Introdução
A gênese da germanidade – Na sombra do Carvalho
Alemães na América Latina no período colonial
A imigração alemã nos século XIX e XX para a Argentina e Chile
Imigração alemã para o Brasil no século XIX e XX.
A imigração para o Brasil - Propaganda e Realidade
Contribuições dos imigrantes alemães
Modelos de colonização
A dinâmica da expansão colonial
O Sul muda de fisionomia
O Caixeiro Viajante
A Igreja dos imigrantes
A religiosidade no quotidiano dos imigrantes
A Restauração Católica no sul do Brasil
A Missão dos jesuítas no sul do Brasil
A Escola comunitária e o Professor comunitário
O Projeto social dos jesuítas no sul do Brasil
Nacionalização e ação policial no Estado Novo
Religião e participação política
Práticas de Medicina
A educação do corpo – “Turnen”.
A imigração alemã e meio ambiente
A imprensa teuto-brasileira
A Trajetória da Integração
Bibliografia
Prefácio
“A história da humanidade é a história das migrações e suas consequências”. É com essa sentença que Karl Fouquet introduz a sua obra comemorativa dos 150 anos da imigração alemã no Brasil. Desde que a espécie humana surgiu, provavelmente, em algum lugar na África, começou a sua peregrinação, melhor, sua migração, pelo mundo afora. Antes de nos ocuparmos com um povo ou povos concretos, frutos próximos ou remotos de alguma migração, é oportuna a pergunta, à primeira vista singela, mas carregada de significados: porque os homens migram e como tal a “história da espécie humana é o resultado de migrações e suas consequências”. Muito se tem escrito e falado com a finalidade de formular uma teoria consistente capaz de definir a essência da questão e avaliar os resultados. Até teses de doutorado com títulos como “Teoria geral das migrações”, podem ser encontradas nas bibliotecas. Todos os caminhos explorados para entender o conceito “migrar, migrações” e porque os homens migram, a lendária sabedoria romana resumiu em quatro palavras: “ubi bene ibi pátria”, isto é., “onde as pessoas se sentem bem aí é a sua pátria”. Ninguém migra, ou abandona o local em que se sente feliz e lhe oferece as condições necessárias para realizar seus sonhos. Esta compreensão do conceito de migrar exclui evidentemente os viajantes em busca de aventuras em terras inexploradas, aventureiros, comerciantes, cientistas, legionários e outros mais que percorrem o mundo sem intenção de fixar-se definitivamente em algum lugar remoto e aí construir uma nova morada e dar início a uma nova história para si próprios e seus descendentes. O conceito aplica-se aos migrantes que em qualquer época histórica partiram de suas terras de origem para se fixarem em outras e começar uma vida nova. Incluem-se nessa categoria os povos que desde a remota pré-história foram ocupando os espaços habitáveis nos continentes e ilhas; incluem-se, principalmente, as migrações intercontinentais ocorridas nos últimos cinco séculos; incluem-se igualmente as migrações regionais e locais, a transferência das pessoas do meio rural para o urbano, que resultam num perpétuo recomeçar a vida. Os motivos podem ser os mais diversos: políticos, econômicos, religiosos, superpovoamento, oportunidades mais promissoras, e por aí vai. Resumindo, porém, tudo numa razão básica chega-se à conclusão que as pessoas migram para melhorar suas perspectivas de vida: “ubi bene ibi pátria”
Depois dessa reflexão introdutória faz-se oportuno destacar as “consequências” mais importantes que acompanharam as migrações transoceânicas, principalmente da Europa central e do norte para as três Américas, à Austrália, sul da África, Nova Zelândia, com destaque para o sul do Brasil, objeto dos capítulos deste livro.
A primeira consequência, diz respeito ao “desenraizamento” compulsório dos emigrantes que partiam para além do oceano sem nunca mais retornarem. Deixaram para trás, e para sempre, as terras que os abrigaram durante séculos e milênios e nas quais haviam deitado raízes profundas e sólidas. Nelas moldaram uma tradição robusta sustentada por valores individuais, familiares, sociais, éticos e religiosos que os acompanharam para o além dos oceanos. Enfim sacrificaram uma “Querência”, uma “Heimat” multissecular para construir uma nova em terras e circunstâncias completamente estranhas.
Ao desenraizamento compulsório seguiu-se um novo enraizamento, também compulsório, nas terras desconhecidas que haviam escolhido para começar uma nova vida, uma nova história, uma nova “pátria”. Já que os “Flagrantes” que seguem tem como palco a imigração alemã para o sul do Brasil, centramos a nossa atenção em aspectos que determinaram e ainda continuam determinando os desafios que tiveram que ser enfrentados no deitar raízes nessas terras.
Em primeiro lugar os imigrantes foram encaminhados para se estabeleceram em florestas quase impenetráveis dominadas por espécies de árvores e vegetação secundária que assustavam e ao mesmo tempo mexiam com a imaginação dessa gente que cultivava na sua tradição toda uma simbologia inspirada nas florestas com seus carvalhos, faias, bétulas, castanheiras, coníferas e muitas outras, que dominaram originariamente toda Europa central e do norte, e nas quais fora moldada a história e a personalidade desses imigrantes. Nas florestas do sul Brasil predominavam louros, cabriúvas, grápias, canjeranas, canelas, batingas, mata-olhos, angicos e no planalto florestas de majestosas araucárias. Foi preciso transferir a simbologia inspirada nas espécies europeias para as do sul do Brasil. Detalhes sobre esse processo seguem mais adiante nos respectivos capítulos. Da mesma forma os animais e as aves nenhuma semelhança tinham com as espécies da Europa. Esparsos nessas florestas sobreviviam tribos de índios semi nômades valendo-se da caça, pesca e agricultura primitiva. Nas áreas dos campos naturais dominavam os estancieiros com seus peões e na transição uma população fruto do encontro e caldeamento luso-açoriano-indígina. Os Estancieiros criadores de gado na Campanha e de Cima da Serra ditavam as normas na política e tinham em mãos o poder econômico.
O deitar novas raízes começou com o lidar com a floresta ao adotarem o modelo indígena da coivara para conquistar o solo arável. Ao mesmo tempo aprenderam dos índios e lusos a cultivar milho, mandioca, arroz, feijão, batata doce, cana de açúcar. Desde os primeiros anos da imigração os colonos alemães foram indireta e diretamente envolvidos nas turbulências políticas, de modo especial na Guerra dos Farrapos. E assim de geração em geração, em contato com as novas circunstâncias geográficas e sócio-político e étnico-culturais, foi sendo moldado o perfil de um cidadão brasileiro marcante, fruto do enraizamento do “rebento do carvalho na terra das palmeiras” no entender do Pe. Balduino Rambo. Mas apesar dos 200 anos do desembarque dos primeiros imigrantes alemães no sul do Brasil e nascendo a nona geração dos seus descendentes as terras e tradições de origem, deixadas para trás há dois séculos, embora profundamente modificadas, resistem ao tempo. A prova está no esforço de não deixar morrer a língua e os dialetos, as comemorações como os “Oktoberfest”, os encontros de famílias, a valorização da família e da convivência e compromisso comunal, o trabalho, o compromisso com princípios éticos fundamentais, a religiosidade e outros. E para fechar essa apresentação sugiro para a reflexão do leitor a sugestão do filósofo Nicaraguense Alexandro Serrano Caldera: “Recordar é um pouco percorrer novamente velhos caminhos, mas é também imaginar o ocorrido e construir sobre isso uma nova realidade pois, as coisas não são como as vemos mas como as recordamos”. (Caldera, 2004, p. 14).