Bicentenário da Imigração - 1

Introdução

No dia 25 de julho de 2024 comemora-se a data do bicentenário da imigração alemã no Brasil. Entre as muitas modalidades para lembrar a efeméride, constam publicações referentes à essa história. Como  nos últimos 30 anos dediquei grande parte do meu tempo, das minhas pesquisas e publicações, com foco nos diversos aspectos da inserção dos imigrantes alemães e seus descendentes no todo da nacionalidade brasileira, decidi-me  oferecer aspectos significativos dessa trajetória ao público interessado. A grande maioria das matérias da série que segue, foi publicada em revistas especializadas de dentro e fora do País. Pelas suas características cabe à  série o título: Flagrantes dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. Começa com uma reflexão sobre a “Gênese da Germanidade e a comparação da presença alemã na América Latina, com ênfase para a Argentina, o Chile e o Brasil, desde o período em que esses países ainda eram colônias da Espanha e Portugal e depois de se tornarem independentes. O objetivo central, porém, é a imigração alemã no Brasil, com destaque para lances de maior significado nesta história que completa  dois séculos.

A presença alemã nos diversos países da América Latina seguiu em todos eles um modelo muito parecido. No período colonial dos primeiros três séculos, os encontramos integrando a tripulação dos navios espanhóis e portugueses como peritos em navegação, como canhoneiros, como escrivães de bordo, integrantes dos batalhões de conquista, etc. Logo depois da consolidação das primeiras  praças de comércio entram em cena comerciantes alemães, muitos deles a serviço de importantes casas como os Welser e Fugger, da Companhia das Índias, e outras. Nestes casos combinava-se, não raro, um misto de espírito comercial com o aventureiro que fez com que os personagens mais conhecidos tenham sido representantes paradigmáticos da mentalidade da época, na prática comercial, na implantação e consolidação dos empreendimentos mais diversos e na colocação das bases que posteriormente orientaram  a gênese, a dinâmica e a evolução da história da América Latina. 

A conquista da América Latina pelos portugueses e principalmente pelos espanhóis não pode ser entendida sem que se incorpore nela a conquista espiritual. O espírito que animava a conquista pelas armas, a conquista pelo controle das riquezas do continente, a conquista pela efetiva e definitiva presença ibérica, a conquista pelo povoamento, teve como alma, como justificativa, como uma das formas de legitimação, a conquista espiritual. Foi nessa ação que entraram os missionários das mais diversas ordens religiosas: franciscanos, dominicanos, mercedários e principalmente jesuítas. O geral da ordem dos jesuítas criara em 1607 a província do Paraguai, encarregando-a da “Conquista Espiritual”, como o Pe. Ruiz de Montoya classificou a missão da ordem na América Latina. Com a revogação da proibição imperial que impdedia a entrada de estrangeiros nas colônias espanholas, elevou-se consideravelmente o número de jesuítas de língua alemã  entre os missionários em atividade nas colônias do Prata e demais regiões do continente. Aos jesuítas alemães coube de modo especial a transferência de tecnologias e de conhecimentos artísticos de toda espécie trazidos da Europa. Otto Quelle, citado em “Die  Deutschen in Lateinamerika – Schicksal und Leistung, p. 46, resumiu numa frase a contribuição dos jesuítas alemães: “Fazendo-se um balanço da atividade desses missionários alemães em tantos lugares na América Latina no período que vai de 1660 – 1770, estamos diante da maior obra cultural realizada por alemães na América Latina, nos séculos XVII e XVIII”. (Fröschle, 1984,  p. 46)


Os alemães, além de participarem na exploração dos caminhos marítimos e terrestres de acesso a América Latina  e no interior de seus territórios, além de integrarem as equipes de missionários, principalmente jesuítas; além de contribuírem ativamente na implantação e na consolidação e ampliação do comércio; além de desempenharem um papel fundamental na pesquisa pioneira dos recursos naturais minerais, vegetais e animais; além de contribuírem decisivamente na transferência de todo o tipo de tecnologias trazidas da Europa para as colônias espanholas e portuguesas; além de tudo isso, os alemães  tiveram um papel de fundamental importância na história da vida pública das colônias e mais tarde dos países da América Latina. A sua presença e a participação foi determinante e em muitos casos decisiva na condução político-administrativa de vários dos mais importantes países do continente. Os casos mais exemplares encontramos no Brasil, na Argentina e no Chile.  Há, porém, um setor da história pública dos países latino-americanos, e, novamente com destaque para o Chile, a Argentina e o Brasil, em que a contribuição alemã não pode ser ignorada. Referimo-nos aos  alemães incorporados como soldados e principalmente como oficiais com patentes superiores nas tropas destes países. A organização, as táticas militares e principalmente o princípio da disciplina teve uma forte inspiração no modelo prussiano. Figuras proeminentes da história militar dos três países acima mencionados, foram oficiais alemães contratados para executarem  tarefas específicas ou foram oficiais que fizeram carreira nos vários exércitos, conquistando os postos mais altos na hierarquia. Exemplos concretos serão mencionados quando nos ocuparmos com cada um dos países onde a presença militar alemã foi mais visível e mais permanente. 

Durante o período colonial os alemães não chegaram a constituir grupos maiores estáveis muito menos comunidades étnicas. Muitos deles permaneceram definitivamente no continente, tiveram filhos com portuguesas, espanholas, crioulas, mestiças e com frequência com índias. Seus nomes sofreram corruptelas nos registros ou foram definitivamente substituídos por nomes espanhóis ou portugueses. Desta forma suas obras, seus feitos e suas contribuições relacionam-se mais com os indivíduos que as desenvolveram a convite de governos coloniais ou por conta própria, do que com as organizações ou centros de pesquisa que por acaso fundaram. 

Na maioria das vezes viviam com uma ou mais índias. Assim, conquistadores e conquistados amalgamaram-se num único povo. Também os descendentes dos alemães diluíram-se nessa raça mestiça europeia-índia. Na maioria dos casos seus nomes sofreram corruptelas pelos escrivães espanhóis ou hispanizados pelos próprios portadores”.  Depois da renúncia de Carlos V somente alemães esparsos chegaram até a América Espanhola. Desta forma o elemento alemão representa apenas uma gota na mistura de sangue da qual procedeu o “crioulo”. (Fröschle, 1984, p. 45.)

Nas páginas que seguem  tentaremos caracterizar a presença alemã no Chile na Argentina e no Brasil  durante o período colonial desses países. Mas como pano de fundo é preciso traçar o perfil desses imigrantes e em que circunstâncias históricas ele foi moldado.

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