Reflexões sugeridas pela Encíclica Laudato si - 27 -

Da mesma forma como os ecossistemas terrestres estão em risco de sofrer danos irreversíveis, também os ecossistemas marinhos e oceânicos estão perigosamente ameaçados. Estudos feitos para medir o nível de agressão aos mares e oceanos mostram que sua vulnerabilidade atingiu um nível preocupante. A porção que corre maiores riscos são as faixas costeiras. As 200 milhas ou 370 quilômetros, consideradas como águas territoriais dos respectivos países, são riquíssimas em biodiversidade e também as mais intensamente utilizadas na exploradas pela atividade humana. As cidades e metrópoles com seus dejetos, a atividade portuária e a navegação costeira afetam seriamente essas faixas. Embora cubram apenas 0,5% da superfície dos mares e oceanos abrigam uma concentração e variação  de biodiversidade sem igual. A pesca comercial com redes de arrasto, a exploração do calcário dos recifes de coral, os dejetos das cidades e dos navios, são seus maiores algozes. Para mais detalhes remeto para os comentários feitos mais acima. Nem pela sua imensidão o alto mar escapa às crescentes agressões. Além da caça às baleias não há uma regulamentação internacional  que disciplina a exploração nessas águas. Wilson sugere que se delimitem 20% a 30% dos oceanos par servirem de reservas estrategicamente localizadas, à maneira dos “hot spots” terrestres. Segundo suas estimativas a preservação dessas áreas marinhas importaria em 5 a 19 bilhões de dólares por ano. Essa soma poderia ser facilmente arrecadada com a  redução dos subsídios concedidos à indústria pesqueira, que somam de 15 a 30 bilhões de dólares ao ano. Wilson concluiu  o capítulo intitulado “Fim d Jogo”.

A vida neste planeta não aguenta mais tantas pilhagens. Sem falar no imperativo moral universal de salvar a Criação, com base tanto na religião como na ciência, conservar a biodiversidade é o melhor negócio, do ponto de vista econômico, que a humanidade encontrou pela frente desde a invenção da  agricultura. O tempo de agir, meu distinto amigo, é agora. Os fundamentos científicos são sólidos, e estão melhorando. Os que hoje vivem na terra têm que vencer a corrida conta a extinção, ou então serão derrotados  -  e derrotados para sempre. Eles conquistarão honrarias eternas, ou o desprezo eterno. (Wilson, 2.008, p. 115)

Há mais de 80 anos passados, quando Edward Wilson era um menino e começava a se apaixonar pela natureza,  o Pe. Balduino Rambo escreveu “A Fisionomia do Rio Grande do Sul”, sua obra mais conhecida, na  qual deixou registrada a sua percepção sobre a exploração da natureza pelo homem, seus limites, concluindo com propostas cientificamente  fundamentadas para preservar o que ainda subsistia e reparar os danos já causados. A questão ambiental que hoje faz parte das preocupações de qualquer cidadão minimamente atento aos acontecimentos em sua volta, naquela época, final da década de 1930  e começos de 1940, não constava nas agendas dos encontros em que se discutiam as grandes questões regionais, nacionais e internacionais. A abertura de novas fronteiras de colonização avançava sobre o norte e noroeste do Rio Grande do Sul e centro-oeste de Santa Catarina. Intactos estavam os grandes complexos de florestas do oeste do Paraná. Na imaginação das pessoas comuns do sul do Brasil, o  Matogrosso localizava-se na lua. Aliás, na época o Pe. Rambo escreveu um conto com o sugestivo título: Três Semanas na Lua”,  tendo como pano de fundo as primeiras iniciativas de colonização no Matogrosso, pela Transportadora Meyer, nas margens do Xingú, em meados da década de 1950. Nos campos da Fronteira e nos campos de Cima da Serra, a presença do homem e sua interferência no meio ambiente limitava-se às sedes das estâncias e rebanhos de gado multiplicando-se e engordando nas pastagens naturais. Os Aparados da Serra exibiam ainda seu encanto e grandiosidade original, com seus Canyons, arroios de montanha cristalinos, suas cascatas e, principalmente as florestas cobrindo a borda dos precipícios, descendo pelas encostas até a planície perto do oceano. E lá no alto milhões de araucárias seculares, copa encostando em copa, formavam um imenso guarda-sol, dez ou mais metros acima do mato branco. Com a posição típica dos seus galhos erguidos, parendo em atitude de perene oração. No verão de 1938 o Pe. Rambo sobrevoou o Estado todo, percorrendo 60.000 quilômetros, em missão encomendada pelo Serviço Geográfico do Exército. Na medida em que as paisagens que compõem a “Fisionomia do Rio Grande do Sul” deslizavam, a menos e 1000 metros de altura, sob as asas  do pequeno monomotor “Master Brasília”, do 3º Regimento de Aviadores, da base aérea de Canoas, consolidou-se uma relação existencial de admiração, respeito, amor e veneração, entre ele e as paisagens que admirava lá do alto. Daí para frente assumiu o compromisso de, na medida do possível, dar a sua contribuição como botânico, professor universitário e diretor do Museu de História Natural do Estado, em favor da preservação possível e na recuperação do já danificado, para o bem público, o lazer e o recreio do povo e a higiene ambiental. As iniciativas concretas que propôs na “Fisionomia do Rio Grande do Sul”, foram: a proteção a monumentos naturais  -- a proteção a espécies botânicas e zoológicas em perigo  -  a harmonização das obras humanas com o meio ambiente  -  a criação de parques naturais. A ideia da criação de parques transformou-se para ele numa quase obsessão, que foi amadurecendo,  consolidando-se e tomando contornos definidos a partir de uma permanência de um mês em Cambará no verão de 1948 e depois da sua visita aos grandes parques norte-americanos em 1956. Ao mesmo tempo, nas seguidas visitas  ao planalto de preferência nas imediações de Cambará com seu ícone, o canyon do Taimbésinho, o Pe. Rambo decidiu que ele deveria ser  o epicentro do ambicioso projeto do parque dos Aparados da Serra. Aquela paisagem da qual afirmava “se tenho uma pátria na terra esta encontra-se no planalto na sombra dos pinheirais”, deveria ser o promissor começo de outras tantas iniciativas de proteção à natureza. Até o final a década de 1950 e setembro de 1961, quando faleceu repentinamente com apenas 56 anos de idade, empenhou-se, além do parque dos Aparados da Serra, na criação da Fundação Zoobotânica e o Zoológico de Sapucaia do Sul. A ideia-força e o esboço das ações em favor da preservação e recuperação do meio ambiente, encontram-se na “Fisionomia do Rio Grande do Sul”.

Acontece que, apesar desse vendaval devorador de florestas ou, talvez, por isso mesmo, começaram fazer-se ouvir as primeiras vozes de alerta. Na sua obra clássica “A Fisionomia do Rio Grande do Sul”, publicada em 1942, o Pe. Balduino Rambo, amparado pelo conhecimento dos ecossistemas de que dispunha do Rio Grande do Sul, dedicou o último capítulo a sugestões, propostas e estratégias de preservação.

As conclusões a que chegou no final da “Fisionomia”, apontam para algumas questões que merecem destaque. Na primeira metade do século XX  densidade populacional no sul do Brasil parecia ter uma saída, um desafogo ilimitado com novas aberturas de fronteiras de colonização no norte e noroeste de Rio Grande do Sul, centro oeste da Santa Catarina, oeste do Paraná e mais para o norte no Matogrosso, Rondônia e Acre. Neste  contexto histórico as preocupações com os cuidados com o meio ambiente não faziam parte do quotidiano das pessoas comuns, nem do governo. Pelo contrário. A ordem soava “vamos às colônias novas”, consolidá-las e incorporá-las ao desenvolvimento regional e nacional. Mesmo assim, já no final do século XIX fizeram-se ouvir os primeiros alertas contra o ritmo e a extensão do desmatamento na bacia do Caí, como já foi objeto de reflexão em outro momento dessas páginas

Mas voltemos à Encíclica do Papa Francisco que nos serve de guia nessas reflexões. Ela chama a atenção para o fato de que a natureza significa muito mais do que sustento e abrigo material para a humanidade.  A natureza em que a vida acontece e  da qual a espécie humana faz parte, é um gigantesco sistema  formado pela complementariedade do substrato físico-geográfico e os seres vivos que nele prosperam. As espécies vivas, por sua vez são interdependentes e o seu destino depende dessa mutualidade. As milhões de espécies de micro e nano-organismos são responsáveis pela qualidade dos solos sobre os quais prospera a macrofauna e macro-flora. Neste cenário agrupam-se, moldadas pelas singularidades topográficas, climáticas, edafológicas, hídricas e outras mais, os ecossistemas locais e regionais. À sua maneira, a espécie humana  depende, para a vida e a morte, dos ecossistemas em que vive. Como qualquer outra, surgiu em algum deles, não importa em qual nem quando e evoluiu como espécie biológica como as demais. Como tal, sua prosperidade ou sua ruina está existencialmente vinculada ao meio físico-geográfico em que vive. A lógica leva a concluir que os recursos necessários para viver e subsistir são um bem comum. Como tal qualquer pessoa tem o direito natural ao acesso deles. A privação, pelo motivo que for implica num delito ético. É por essa razão que insistimos mais acima na necessidade urgente da preservação  da natureza, da natureza como um todo e de cada ecossistema em particular.

Acontece que para a espécie humana diferente de todas as demais, o meio físico geográfico além  de sustentar a vida biológica tem uma vida espiritual para alimentar. Falamos dos estímulos que a natureza oferece permitindo que o verdadeiramente humano, a “Menschlicheit”,  tenha como se manifestar na sua plenitude.  O conceito de espiritual aqui empregado refere-se a tudo que distingue o homem das outras espécies de animais. Mais nas entrelinhas do que propriamente nas linhas, o Papa chama a atenção para essa face da medalha em que o meio ambiente está em questão.

Nota-se hoje, por exemplo, o crescimento desmedido e descontrolado  de muitas cidades que se tornaram pouco saudáveis para viver, devido não só à poluição proveniente de emissões tóxicas, mas também com o caos urbano. ( ... ) Não é conveniente para os habitantes deste planeta viverem cada vez mais submersos no cimento, asfalto, vidro e metais, privados do contato físico com a natureza. (Laudato si, 44)

Ao falar em contato físico com a natureza a imaginação começa a voar solta pelos cenários naturais mais diversos. Bem lá no fundo dos recessos mais escondidos do ser, desperta a nostalgia atávica de alimentar as emoções naquilo que a multiplicidade dos panoramas da natureza são capazes de oferecer. A artificialidade em que a maioria das pessoas consome o quotidiano, esteriliza as emoções, degrada as relações e corrompe o humano no homem. Por isso o retorno o mundo natural, pelo menos ocasionalmente é de fundamental importância para evitar o colapso daquilo que as pessoas têm de mais humano. A serena contemplação de uma paisagem, de uma araucária solitária, de uma flor, de um borboleta, desperta nas pessoas sensíveis, momentos de gozo e reflexão. São exatamente as dádivas da natureza que fazem vir à tona o que homem tem de exclusivo e o distingue das outras espécies: o humano, a “Menschlichkeit”. Em outras  palavras. Perceber a natureza como um todo em todos os seus detalhes como uma maravilhosa obra de arte. A natureza é um caleidoscópio multicromático e multifacético, no qual a arte se expressa na sua multiplicidade e
na sua plenitude. E a plenitude da arte é o Belo. 

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