Os jesuítas e a imigração alemã O projeto educacional - A formação do professor #5

Nos primeiros cinquenta primeiros anos da imigração alemã no sul do Brasil, o pessoal docente das escolas que se iam fundando no rastro  da multiplicação numérica das comunidades, deixava, sem dúvida, muito a desejar em termos de habilitação profissional. A estes mestres da primeira fase, entretanto, deve-se creditar, em grande parte pelo menos, a façanha de terem salvo do naufrágio cultural e religioso os imigrantes e a primeira e segunda geração aqui nascida. A grande maioria trabalhou no anonimato com dedicação ao trabalho quase sempre ingrato, o amor à vocação e o total comprometimento com a educação.
Com a multiplicação das escolas e a consolidação da colonização as exigências em relação à escola e à educação foram-se diversificando e, principalmente, pedindo um nível cada vez mais melhor. As circunstâncias já não se contentavam com a improvisação. De outra parte, a demanda, a médio prazo, não tinha como ser suprida por professores formados em escolas normais na Alemanha. Já no remoto ano de 1850 surgiu em Porto Alegre a Associação do Ensino Católico até 1878 sob a responsabilidade  dos professores Volkmer e Clemens Wallau. A intenção original que motivou o Pe. Wilhelm Feldhaus, ao fundar o Colégio Nossa Senhora da Conceição em São Leopoldo, fora uma instituição para formar sacerdotes e professores nativos:  um Seminário para formação do clero e um Seminário para a formação de professores. Tanto a Associação do Ensino Católico, quanto o Colégio Conceição, foram a semente da qual brotaria a monumental obra educadora do Sul do Brasil no final do éculo XIX e primeira metade do século XX. Entre as realizações mais vistosas e mais importantes consta a formação de professores para as escolas comunitárias que teve o seu ponto alto com Escola Normal Católica, criada em 1923. Os evangélicos já dispunham da sua desde o começo do século XX.
Criada em Estrela a Escola Normal foi posta em funcionamento, em começos de 1924, em Arroio do Meio, para ser transferida para Hamburgo Velho e fechada em 1938 em consequência da Campanha de Nacionalização. A propriedade pertencente à Sociedade União Popular foi adquirida pelo Estado que nela instalou a Escola Técnica Alberto Pasqualini.
Os estatutos então aprovados definem a finalidade da Escola: “§1. Na data de hoje, os professores catholicos da associação ‘Deutschr Katholischer Lehrerverein in Rio Grande do Sul’, inscripta no registro das associações a 24 de maio de 1909,fundam, com prévia aprovação  da Exma. Cúria Metropolitna de Porto Alegre, uma Escola Normal Catholica (KatholischeLehrerbildungs-Anstalt), destinada a formar professores catholicos, principalmente para a população de origem germânica nas zonas rurais”. Como se pode ver, a fundação12 foi decidida em Estrela em 1909, mas começou efetivamente a funcionar somente em 1924.
Na postagem anterior já foi traçado o perfil do professor comunitário. Aqui procuramos mostrar como pelo currículo praticado na Escola Normal, os candidatos a professor eram preparados para exercer a função nas respectivas comunidades. Para começar a formação previa 4 anos de duração. Resumindo num quadro temos:
Disciplina                                   C. Adiantado      C. Médio           C. Inferior          Estágio
                                                                        Horas semanais

Religião, incluindo                                   2                      4                      4          4
Bíblia e H. Da Igreja
História da pedagogia e
Metodologia                                           3                      1                      -           -
Psicologia  pedagógica                            3                      1                      -           -
Alemão                                                 4                      4                      5          5
Português                                              5                      5                      5          5
Matemática e cálculo                               3                      3                      4          5
História da Alemanha e do
Brasil                                                    2                      2                      2          2
História Natural                                      2                      2                      2          -
Geografia geral e do Brasil                       2                      2                      2          2
Desenho e Caligrafia                               1                      1                      2          2
Contabilidade                                         2                      2                      -           -
Música (canto, violino, harmônio)  2                      2                      2          2
Educação física                                      2                      2                      2          2
Submetendo o conteúdo do currículo e as respectivas disciplinas com suas cargas horárias a uma análise um pouco mais atenta, encontramos aí  em potencial o perfil do futuro professor colonial. A sua função imediata consistia em alfabetizar as crianças e ensinar os conteúdos de que necessitavam no quotidiano da vida. Neste particular, portanto, suas obrigações relacionavam-se com aquilo que normalmente se pensava constituir a função da escola, isto é,   municiar os alunos com as ferramentas mais indispensáveis para obter sucesso na vida. As disciplinas imediatamente comprometidas que esse objetivo eram a língua alemã, a língua portuguesa, a matemática e o cálculo. Na época em questão – década de 1930 -            o alemão continuava sendo a língua do ensino, a língua da comunicação normal em família, nas relações dentro e fora da comunidade. Em alemão se rezava e se cantava. Os livros disponíveis, os jornais, os almanaques, os livros de reza, eram em alemão e como tal o veículo transmissor por excelência dos valores da tradição cultural, tanto profana quanto religiosa. O Português destaca-se no currículo como a disciplina com maior carga horaria semanal. Cinco horas para cada um dos quatro níveis de formação do professor. Naquele momento histórico o aprendizado do português significava para os  colonos de origem alemã uma exigência prática, como ponte que lhes permitia a participação efetiva como cidadãos na vida nacional. Vai nesta direção a advertência do prof. Strecker dirigida à assembleia da Associação dos professores: “Mesmo que aqui no Brasil não exista uma lei que obrigue o aprendizado da língua  do País, desde cedo, é, contudo, de uma evidência tal que não se deveria perder uma palavra sequer a espeito. Aqui no Brasil se encontra a pátria de nossos filhos; aqui no Brasil irão viver, trabalhar e morrer. E sem entender a língua da terra? Como irão se defender no trato com as autoridades, em juízo, no serviço militar sem o domínio da língua do Pais. Centenas e mais centenas  de relacionamentos os põem em contato, no relacionamento diário e no comércio com pessoas que só falam o Português. Caso não queiram sucumbir na luta pela vida, eles têm que saber Português e devem saber bem o Português. Todas essas necessidades são de tal ordem que não existe uma única escola alemã que não considere o Português como uma das suas metas mais importantes”. (Lehrerzeitung, 1934, nº 7, p. 2)
O currículo de formação do professor deve ser entendido também a partir do fato de a escola comunitária ter sido uma instituição de uma classe só. O mesmo professor ensinava todas as matérias e em todos os níveis. Sua formação teórica  e treino o habilitavam para cumprir com êxito essa missão, nada fácil. Nesta perspectiva entende-se o tirocínio em todas as disciplinas o currículo da Escola Normal. Sua formação previa também as funções que lhe cabiam fora da sala de aula: de fabriqueiro, sacristão, regente do coral na igreja e em festividades profanas, substituto do padre em situações de emergência, conselheiro, árbitro em disputas entre colonos, etc., etc.
(Uma análise mais aprofundada da formação do professor pode ser encontrada na bibliografia indicada acima)



Foto da Escola Normal de Hamburgo Velho

Corpo docente de 1938



This entry was posted on quarta-feira, 24 de setembro de 2014. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Responses are currently closed.